6 dicas de empreendedorismo fundamentais para o seu negócio ter sucesso

Dicas de Empreendedorismo

Você sabia que a principal razão pelo fechamento de uma empresa é a falta de planejamento? Conheça 6 dicas de empreendedorismo para ter sucesso no seu negócio!

Para muitos, empreender é a realização de um sonho. Para outros, uma solução para driblar a crise econômica e o alto índice de desemprego no país. Nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento de 20% na abertura de empresas de todos os portes e, estima-se, atualmente, que 30% da população esteja vinculada a algum negócio próprio, como renda principal ou complementar.

Em contrapartida, a longevidade das empresas é baixa: segundo o IBGE, metade das empresas fecham antes de completar cinco anos. E entre os principais motivos para isso que são apontados pelos empresários, está a elevada carga tributária e a falta de clientes.

Mas isso não é motivo para desistir da ideia de empreender. Este texto foi desenvolvido justamente para incentivá-lo a continuar, com dicas de empreendedorismo para garantir o sucesso do seu negócio.

Confira seis passos fundamentais para quem deseja empreender!

#1 Planeje cada etapa

A falta de planejamento é, de longe, a principal razão para o fechamento de uma empresa. Não é à toa que toda consultoria empresarial – seja ela realizada pelo Sebrae ou por um Coach – começa com elaboração de um Plano de Negócio (em inglês, Business Plan).

Esse documento visa analisar a viabilidade do negócio por meio da definição da proposta de valor, conceito, objetivo, público-alvo, fonte de recursos, projeção de crescimento e outros detalhes que orientam todas as decisões relacionadas à empresa.

Independentemente do porte ou do número de funcionários, é indispensável que o empreendedor esteja seguro sobre seus valores e o que pretende solucionar com o seu negócio.

#2 Invista em marketing

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Embora cite apenas a propaganda, a célebre frase dita por Henry Ford representa a importância do investimento em marketing para o sucesso de uma empresa.

As estratégias de marketing propõem estudar a fundo o comportamento do potencial cliente e executar ações de prospecção – entre elas, a propaganda – a partir dos dados coletados.

O Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração, possibilita localizar os consumidores ideais e atraí-los por meio de conteúdo relevante e relacionamento. O efeito disso é a consistência dos resultados e a fidelização dos clientes.

#3 Qualifique sua equipe de vendas

Seu produto pode ser excelente, mas não se vende sozinho. Uma equipe de vendas é a ponte entre a empresa e os clientes, mas, para que essa ponte não rompa, ela deve ser construída com materiais de qualidade e receber manutenção.

Como líder, você precisa ter um fluxo de relacionamento com a equipe: (1) orientar seus funcionários, sendo transparente sobre os objetivos da empresa e certificando-se de que estão engajados com o seu propósito; (2) oferecer recursos adequados para o desempenho das atividades (materiais e equipamentos), capacitação, um ambiente saudável e remuneração justa; (3) por fim, acompanhar o desempenho, considerar os contratempos, corrigir as falhas e manter todo esse processo funcionando e se renovando.

#4 Segmente seu público

No artigo “Como definir o público-alvo de uma empresa?”, falamos sobre a importância da segmentação e dos motivos por que você não deve comunicar para todo mundo – essa que é uma das principais dicas de empreendedorismo.

Ao segmentar o público, você amplia as chances de atingir as pessoas mais propensas a comprar, aumentando a receita e reduzindo o desperdício.

As vantagens são ainda maiores se a sua empresa utilizar a técnica de Persona, que consiste na representação semificcional de um cliente real, com quem você vai se comunicar em todas as suas estratégias de comunicação.

Ou seja, em vez de considerar características básicas para compor o seu público (sexo, faixa etária, localização, renda e ocupação), você cria um perfil com dados específicos, incluindo nome, características demográficas, comportamentais e interesses.

Se a sua empresa ainda não tem uma Persona, você pode utilizar O Fantástico Gerador de Personas, desenvolvido pelas empresas Rock Content e Resultados Digitais.

#5 Utilize ferramentas de gestão

Administrar uma empresa requer a gestão de muitos processos ao mesmo tempo e, nessas horas, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Existem diversas ferramentas online que podem contribuir para otimizar seu tempo e suas informações, e muitas delas, inclusive, podem ser integradas. Conheça algumas:

Para CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente)

Para Gerenciamento de Tarefas

Para Automação de Marketing (Inbound Marketing)

#6 Tome decisões baseadas em dados

É claro que você precisa colocar emoção no desenvolvimento do seu negócio, mas as decisões que envolvem a empresa devem ser sempre fundamentadas em dados.

O sucesso de uma empresa depende muito do seu poder de adaptação e inovação, mas, para tomar decisões acertadas, você deve considerar os resultados de pesquisas e relatórios confiáveis. Isso vale para o lançamento de novos produtos, entrada em novos mercados, mudanças na marca e quaisquer outras definições.

Para manter a efetividade do trabalho, é recomendado que as pesquisas sejam realizadas periodicamente, especialmente em relação à concorrência, mercado, tendências e clima organizacional.

Entre as dicas de empreendedorismo, uma extra: tenha paciência!

Depois de planejar e executar cada passo, seja paciente. Novos empreendedores tendem a querer resultados imediatos, mas “colocar a carroça na frente dos bois” é um dos motivos para a falência de muitas empresas.

Dificilmente, você terá o retorno do seu investimento no primeiro ano. Enquanto isso, otimize os recursos e trabalhe com responsabilidade que os resultados logo virão!

Quer receber mais dicas de empreendedorismo? Cadastre-se na nossa newsletter “Quer ainda mais conteúdo” no início do texto e acompanhe nossos materiais exclusivos!

Guilherme Not

One comment

  1. Pipz Automation Reply

    Olá, Guilherme! A questão do planejamento com certeza é um grande fator de sucesso! Aproveitamos para agradecer pela lembrança ao Pipz Automation. Grande abraço!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *