Administrar empresa: 8 aplicativos incríveis para empresários

Administrar empresa: 8 aplicativos incríveis para empresários

A falta de tempo e a quantidade de tarefas estão reduzindo seus resultados? Veja 8 aplicativos incríveis para ajudar a administrar sua empresa!

Os aplicativos para smartphone, muito populares no acesso às redes sociais e jogos, têm tido uma aplicação muito útil no mundo corporativo: ajudar gestores a administrar empresa. Já considerados ferramentas estratégicas de gestão, os apps são eficazes na organização e otimização do tempo nas companhias, compensando a alta demanda de tarefas e aumentando a produtividade das equipes.

A Tecnosenior testou dezenas de aplicativos e selecionou alguns deles para apresentar a você. Confira agora oito aplicativos muito práticos para facilitar o dia a dia do empresário!

#1 Trello

Principal função: Gerenciamento de tarefas.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (MacOS e Windows).

No Trello, você cria uma lista de tarefas e projetos com seus respectivos prazos e pode dividí-los em ordem de prioridade e pelo progresso – Não iniciada, Em progresso e Finalizada. Em cada uma dessas etapas, é possível anexar fotos, vídeos, checklists e comentários.

Além disso, as tarefas podem ser atribuídas a outros usuários da equipe, de modo com que cada um tenha controle sobre seu fluxo de produção.

#2 WhatsApp Business

Principal função: Comunicação com clientes.

Disponibilidade: Mobile (Android) – Ainda sem previsão para iOS.

Todo mundo já conhece o WhatsApp pessoal, mas a versão Business chegou para revolucionar a forma de comunicação entre empresa e clientes.

Pensado para pequenas empresas, o WhatsApp Business permite montar um perfil profissional com endereço, horário de funcionamento, endereço de e-mail e site. Também possibilita a configuração de mensagens automáticas (de saudação ou ausência, por exemplo) e mensagens rápidas (para responder às perguntas mais recorrentes sem demora). Para acompanhar as métricas de atendimento, o WhatsApp Business gera estatísticas com a quantidade de mensagens recebidas, lidas e enviadas.

Além de tudo isso, na versão Business é possível cadastrar um número de telefone celular ou fixo para acessar o aplicativo.

#3 Pomodoro Timer

Principal função: Gestão do tempo e produtividade.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (Extensão para MacOS e Windows).

Você e/ou seu time de colaboradores sofre com a procrastinação e falta de produtividade? Se sua resposta é sim, a técnica Pomodoro pode lhe ajudar!

O aplicativo Pomodoro Timer é um cronômetro que divide seu fluxo de trabalho em blocos de tempo, denominados pomodoros. Nesse período, alguns sites têm o acesso bloqueado, para evitar que você saia do foco, por exemplo.

Na configuração original, cada pomodoro dura 25 minutos e é sucedido de um intervalo de cinco minutos. A cada quatro pomodoros, você tem direito a uma pausa de 20 minutos. Assim, é possível ter maior produtividade e foco nas tarefas sem abdicar de pequenos (mas efetivos) momentos de descanso e relaxamento – que inclusive ajudam a maximizar a qualidade nos afazeres. Todas as configurações de tempo e os sites bloqueados podem ser alterados para se adequar ao seu ritmo de trabalho.

#4 Conta Azul

Principal função: Gestão Financeira.

Disponibilidade: Desktop (MacOS e Windows). App de Vendas Mobile (Android e iOS).

Em uma interface simples, o Conta Azul é um sistema de gestão completo que integra suas informações bancárias, para que você tenha total controle sobre a movimentação financeira da sua empresa.

Entre suas funcionalidades estão a emissão de boletos e notas fiscais, monitoramento do fluxo de caixa, controle de estoque, envio automático de documentos fiscais ao contador e emissão de relatórios. Ou seja, tudo o que é necessário para administrar sua empresa do ponto de vista financeiro, de forma organizada e prática.

Além disso, o Conta Azul oferece o App de Vendas para uso no celular ou no tablet, permitindo que você realize transações comerciais, gerencie seu estoque e acompanhe a evolução do desempenho de qualquer lugar.

#5 Slack

Principal função: Comunicação Interna.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (MacOS e Windows).

Com o objetivo de centralizar a comunicação das equipes em um único lugar, o Slack é um dos aplicativos favoritos entre os empreendedores – dos pequenos até os grandes, como The New York Times, Adobe e Spotify, todos clientes da plataforma.

No Brasil, é mais popular entre empresas de tecnologia e agências de comunicação, porém, nos Estados Unidos, é utilizado por empresas de diversos segmentos.

O Slack unei a agilidade e a interatividade de um chat com o profissionalismo e os recursos de um e-mail. Além disso, permite o envio de mensagens de texto instantâneas, arquivos em vários formatos, GIFs e muito mais.

Para completar, o aplicativo pode ser integrado a diversas outras plataformas, como Trello, Google Drive, MailChimp e Youtube, por exemplo.

#6 Pocket

Principal função: Armazenar informações para leitura posterior.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (MacOS e Windows).

Sabe quando você encontra um artigo muito interessante, mas não pode ler naquele momento? O Pocket salva ele para você!

Muitos empreendedores o utilizam como forma de manter a produtividade, pois não precisam parar o que estão fazendo para consumir os conteúdos – como guias com dicas, novos dados do mercado, estudos de caso, entre outras informações que poderiam auxiliar nas atividades de administrar empresa.

Você pode guardar textos, imagens e vídeos de diversas plataformas para ver mais tarde, e todos eles ficam disponíveis offline. O Pocket possui integração com mais de 1.500 aplicativos, como Twitter, Pulse e Feedly.

#7 G Suite

Principal função: Pacote de ferramentas empresariais.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (MacOS e Windows).

Resumindo, o G Suite é uma plataforma do Google com diversos recursos empresariais que você pode acessar a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo – pois fica armazenado na nuvem. Dessa forma, permite acessar, compartilhar e administrar múltiplas ferramentas de maneira rápida e fácil, e assim otimiza diversos processos.

Entre as aplicações do G Suite, estão:

  • Gmail: maior plataforma de e-mail do mundo, em espaço disponível e número de usuários;

  • Google Agenda: calendários com tarefas compartilháveis;

  • Google+: rede social para empresas;

  • Hangouts: aplicativo de videoconferências;

  • Google Drive: armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos;

  • Google Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários etc.: espelho do Pacote Office para criar e compartilhar materiais.

#8 Canva

Principal função: Criação de materiais gráficos.

Disponibilidade: Mobile (Android e iOS) e Desktop (MacOS e Windows).

Os modelos pré-configurados do Canva permitem que você (ou o seu departamento de design) crie diversos materiais gráficos, nos formatos adequados para múltiplas plataformas onlines, como Facebook, Instagram e Pinterest, e também para materiais impressos como cartões de visita, folders, convites, entre outros.

A ferramenta é muito útil para momentos em que você não tem como recorrer a um profissional, quando esse profissional precisa entregar um material em um curto período de tempo, ou, ainda, quando não há a disponibilidade de softwares mais avançados de design gráfico, como Photoshop ou Illustrator.

Outras ferramentas de gestão também disponibilizam versões em aplicativo mobile para ajudar a administrar empresa quando você está no celular ou tablet. É o caso da plataforma de CRM Pipedrive e da plataforma de gestão de redes sociais Etus.

Gostou desse conteúdo? Quer saber como ter acesso a mais informações sobre negócios e administração de empresas? Então inscreva-se na nossa newsletter cadastrando o seu e-mail no box “Quer ainda mais conteúdo” no início do texto!

Guilherme Not

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *