Tecnologia para idosos: o segmento que promete mudar o mercado

Tecnologia para idosos

Há algumas décadas, os idosos não consumiam tecnologia. Hoje, representam o público mais promissor do mercado. Veja as oportunidades da tecnologia para idosos!

Há poucas décadas, dificilmente você veria as palavras “tecnologia para idosos” na mesma frase. O estereótipo da terceira idade era representado por velhinhos frágeis, dependentes e sem nenhum interesse ou habilidade com inovação.

Felizmente, esse perfil mudou: hoje, 78% dos idosos brasileiros utiliza smartphone e 40% acessa à internet diariamente. Muitos deles, por necessidade ou opção, continuam trabalhando e mantém seu poder de compra – cerca de 70% das pessoas com mais de 60 anos toma decisões sozinha na hora de comprar.

Quem ganha com isso são os empresários, dos mais diversos segmentos, que vêem crescer, a cada dia, as oportunidades de ampliar seu nicho de atuação.

Demanda pouco explorada

Uma pesquisa mundial, realizada em 2016 pela AVG Technologies, apontou que os idosos se sentem menosprezados pelas empresas, sobretudo as de tecnologia. Eles afirmam que os produtos e serviços comercializados são direcionados aos jovens e não se destinam a suprir as necessidades dos mais velhos.

Considerando o número de idosos ativos e economicamente autônomos, essa atitude deve ser reavaliada. Além de representar um mercado muito promissor, a oferta de tecnologia para idosos tem poder social, pois contribui para a manutenção da saúde e promove a qualidade de vida na terceira idade.

Tecnologia para idosos no mundo

Estados Unidos, Portugal e Japão são os países que concentram o maior número de inovações desenvolvidas com foco no idoso. Todos os anos, estes e outros países participam da maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show, onde são apresentados milhares de soluções em tecnologia.

Conheça as novidades sobre tecnologia para idosos apresentadas em Las Vegas, na CES 2018:

#1 Airbag para idosos

O Hip’Air é um airbag usado como cinto, que infla automaticamente ao detectar a iminência de uma queda. Seu objetivo é reduzir os riscos de fraturas no quadril e fêmur, principais regiões afetadas nos episódios de quedas, que podem, inclusive, levar à óbito.

#2 Tênis antiqueda

The Smart Shoe, ou O Tênis Inteligente, foi desenvolvido por uma startup francesa e conta com vários sensores – acelerômetro, sensor de pressão, giroscópio e GPS – que pode detectar quedas e informar o incidente, por meio da rede celular, aos familiares e amigos do idoso.

#3 Cadeira de rodas poderosa

A Whill é uma cadeira de rodas motorizada, desenvolvida por uma startup japonesa, que promete revolucionar o segmento de veículos elétricos pessoais: suas rodas manobram com facilidade, possibilitando ao idoso passar por lugares apertados, dentro ou fora de casa, e em diferentes terrenos – lama, areia e até neve.

Oportunidades de negócio com as tecnologias para idosos

Quando traçamos o paralelo entre o crescente público consumidor e a falta de interesse em atendê-lo por parte de muitas empresas, percebe-se uma grande brecha.

Apostar no mercado de tecnologia para idosos possibilita suprir essa demanda e atrair muitos resultados para o negócio. Para empresas novas, é a oportunidade de ingressar em um nicho em expansão; para empresas já consolidadas, é a grande chance de agregar valor aos serviços oferecidos e garantir autoridade em seu segmento.

Se você possui uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode ampliar seu setor de atuação e oferecer serviços para os idosos. Por outro lado, se você é empresário no mercado da terceira idade, pode incluir soluções de tecnologia em seu portfólio de serviços.

Também é importante considerar a adequação dos serviços oferecidos às necessidades do público, que, para os idosos, são saúde, segurança, entretenimento e relacionamento.

Conheça algumas possibilidades de atuação:

Aplicativos para celular

Muitos idosos já utilizam aplicativos de celular, especialmente para uso das redes sociais, e oferecer opções direcionadas a eles pode lhes facilitar muito o dia a dia. Algumas opções interessantes podem ser lembrete de medicamentos, guia de exercícios físicos, jogos de lógica e estimulação cognitiva, apps para conhecer pessoas, entre outros.

Aulas de tecnologia

Pessoas que possuem habilidades com smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos podem ensinar os idosos a usá-los. Na maioria das vezes, eles desejam aprender funcionalidades simples como tirar e salvar fotos, fazer pesquisas, criar um perfil nas redes sociais ou fazer downloads de jogos e aplicativos.

Automação residencial

Toda tecnologia se propõe a solucionar algum problema do usuário. No caso dos idosos, as dificuldades de visão, audição e mobilidade podem comprometer as atividades da vida diária. Portanto, equipamentos que controlam de forma automatizada a iluminação, a temperatura e a segurança do ambiente são muito úteis para os mais velhos.

Sistemas de teleassistência

Visando preservar a independência e a autonomia dos idosos que preferem morar sozinhos, os sistemas de teleassistência garantem que o usuário consiga chamar socorro em caso de emergência. Pressionando apenas um botão, ele é atendido imediatamente por uma central de monitoramento especializada, que executa o plano de emergência e aciona os familiares.

Esse sistema compreende a instalação do equipamento na casa do usuário e o serviço de atendimento 24 horas. É uma excelente oportunidade de negócio para empreendedores que buscam receita recorrente e baixo investimento inicial.

BAIXE O E-BOOK GRATUITO E SAIBA COMO FUNCIONA O MERCADO DE TELEASSISTÊNCIA

Você tem interesse em ser um revendedor de Sistemas de Teleassistência para idosos? Entre em contato conosco agora mesmo! Ligue para (51) 3018-6950 ou deixe sua mensagem em nossa página de contato!

E para ter acesso aos nossos conteúdos gratuitos sobre o mercado da terceira idade e as oportunidades de negócio, cadastre seu e-mail no box “Quer mais conteúdo” no início do texto!

Guilherme Not

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *