alimentação saudável na terceira idade

Alimentação saudável na terceira idade: 5 dicas infalíveis

Envelhecer é um processo natural e inevitável. Nessa fase da vida, o corpo passa por mudanças bastante significativas que acabam impactando na rotina. Devido a alterações na função hormonal e no metabolismo, é mais do que normal que o organismo passe a trabalhar mais lentamente. No entanto, às vezes, esse quadro pode evoluir para um desequilíbrio. Para evitar isso, é indispensável que se mantenha uma alimentação saudável na terceira idade, aliada a bons hábitos, como, por exemplo, a prática de exercícios físicos e atividades que mantenham o cérebro ativo.

É de extrema importância que o idoso se alimente corretamente se desejar envelhecer com saúde. Três refeições completas (café da manhã, almoço e janta) mais dois lanches saudáveis por dia são o recomendável. O arroz e feijão, prato típico brasileiro, contém a combinação ideal de proteínas e pode ser consumido diariamente. Carnes, frutas e hortaliças também devem fazer parte da rotina; já os produtos industrializados devem ser evitados. Além disso, beber no mínimo dois litros de água por dia é essencial para manter a hidratação.

Para você saber ainda mais sobre como preparar um cardápio perfeito para idosos, abaixo listamos cinco dicas para manter uma alimentação saudável na terceira idade!

Confira 5 dicas de alimentação saudável na terceira idade

#1 Gorduras boas

As substâncias conhecidas como “gorduras boas” podem ser encontradas no azeite de oliva, abacate, nas oleaginosas (como nozes, castanhas e amêndoas) e sementes – por exemplo, linhaça, chia e gergelim. Elas fortalecem o coração, previnem doenças cardiovasculares e beneficiam a memória e a concentração. Evitar óleos vegetais e manteigas também é uma dica muito eficiente.

#2 Fibras alimentares

As fibras estão presentes em frutas, hortaliças, sementes e em cereais integrais como o arroz, por exemplo. Elas auxiliam no funcionamento do intestino, que acaba tendo seu funcionamento dificultado na terceira idade.

#3 Temperos naturais

Substitua o sal utilizado no tempero de alimentos por ervas e especiarias. O consumo excessivo do sódio, contido no sal, causa inchaço, hipertensão, doenças cardiovasculares e até doenças renais.

#4 Vitamina B12

Encontrada no leite, no ovo e em carnes, a vitamina B12 é importante para garantir a saúde dos músculos e manter o sistema nervoso saudável. Isso porque justamente a deficiência dessa vitamina é comum na terceira idade devido à diminuição do ácido clorídrico no suco gástrico que, por sua vez, faz com que o organismo não absorva a B12.

#5 Vitamina D e Cálcio

Presente no leite, gema do ovo, fígado, salmão, sardinha e atum, a vitamina D (assim como o cálcio, que pode ser encontrado no leite e derivados, na couve e outras hortaliças), é vital para a manutenção de ossos e músculos dos idosos. Além disso, a vitamina previne a osteoporose e ajuda a manter o cérebro ativo. É importante levar em conta a presença da vitamina D na dieta, pois a falta dela leva à diminuição da absorção do cálcio, já que ela é responsável por absorvê-lo.

Seguindo essas dicas de alimentação saudável na terceira idade, você ou seu familiar idoso com certeza terão uma velhice mais leve e feliz!

Compartilhar