Atividades para idosos na quarentena

Atividades para idosos na quarentena

Já estamos há quase um ano vivendo a pandemia causada pelo coronavírus. Os idosos, que compõem o principal grupo de risco para a infecção, são uns dos mais afetados pelas medidas de isolamento social. As primeiras doses de vacinas já estão sendo distribuídas para os mais velhos, mas ainda é recomendado que mantenham o distanciamento social. Sabemos que é um momento estressante e que, depois de todo esse tempo, é difícil ter paciência para manter-se em casa e praticamente sem contato com o mundo exterior. 

Por isso, listamos 5 atividades que idosos podem fazer para passar o tempo em casa:

#1 Artesanato

Dedicar-se a atividades artísticas, além de ser um ótimo passatempo, é uma excelente forma de exercitar o cérebro. Inclusive, é possível até, quem sabe, garantir uma renda extra!  Existem muitas opções: Produzir peças em tricô ou crochê, costurar, customizar roupas e objetos ou até mesmo arriscar-se na marcenaria. Basta escolher a que considerar mais prazerosa e colocar a mão na massa!

#2 Assistir filmes, séries e documentários

Grande parte dos idosos não têm o costume de se aventurar pelo vasto mundo que a tecnologia nos apresenta, como os canais de streaming, por exemplo. Dar uma chance para eles é ter à disposição uma ampla biblioteca de conteúdos disponíveis para todos os gostos e interesses, desde conteúdos de ficção até documentários dos mais diversos assuntos. 

#3 Jogos em grupo

Uma ótima forma de envolver toda a família em uma atividade agradável e divertida é promovendo uma rodada de jogos de mesa. Além de aliviar o estresse e a ansiedade provocados pelo longo período em casa, também é uma boa maneira de exercitar o cérebro e a memória. Os preferidos entre os idosos são os jogos de dama, xadrez, dominó e cartas.

#4 Leitura

Ter o hábito de leitura é saudável em qualquer fase da vida. Nesse momento de distanciamento, ler um bom livro, ou até mesmo jornais e revistas pode ser a melhor forma de ter contato com o mundo exterior, seja estando a par da realidade, seja viajando junto com as histórias de ficção. 

#5 Aprender novas receitas

Os avós costumam ter seus pratos clássicos, mas que tal aprender  algumas receitas  novas para preparar para a família? Passar tempo na cozinha pode ser uma atividade que envolve pais, filhos e netos, e o resultado com certeza será uma delícia! Outra dica muito legal é preparar o próprio livro de receitas ensinando truques para as próximas gerações, que tal? 

Essas dicas foram úteis para você? Nesse momento delicado e atípico, é importante concentrar energia em atividades que ocupem a mente e tragam algum tipo de conforto, principalmente para os idosos que se sentem ainda mais ameaçados pelo risco que correm ao estarem expostos. Porém, o mais importante é a família estar consciente de que, além de ocupar o tempo dos idosos, é preciso garantir que eles se sintam confortáveis e acolhidos. O amor e o carinho sempre serão os melhores remédios para qualquer doença! 

Compartilhar
Tire suas dúvidas