Como aumentar a autoestima de idosos?

 

Envelhecer costuma ser um processo marcante, já que junto com a idade chegam novidades nem tão agradáveis que interferem na rotina da pessoa idosa: Limitações, mudanças físicas e o inevitável sentimento de incapacidade causado pela dependência que, em maior ou menor grau, inevitavelmente aparecerá. Tudo isso acaba afetando a autoestima dos idosos, tão necessária para a preservação da saúde e a manutenção do bem-estar. Pensando nisso, listamos 5 dicas para aumentar a autoestima dos idosos e melhorar a sua qualidade de vida:

5 dicas para melhorar a autoestima dos idosos

#1 Praticar exercícios físicos

A prática de atividades físicas é importantíssima pois, enquanto se movimenta, o corpo produz hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, ao praticar esportes em grupo o idoso ainda terá a oportunidade de socializar e interagir  com outras pessoas, outro fator importantíssimo para a autoestima. Esportes como hidroginástica e alongamento estão entre os mais indicados para essa faixa etária.

#2 Manter uma rotina ativa

O estereótipo do idoso que passa os dias sentado na poltrona assistindo televisão ou fazendo tricô é coisa do passado. As pessoas têm chegado à terceira idade com saúde e condições para participar ativamente da rotina de casa e fora dela. Contribuir com atividades domésticas e frequentar ambientes sociais é essencial para manter a autoestima, respeitando os limites de cada um, é claro. 

#3 Conviver com outros idosos

Interagir com pessoas da mesma idade e que passem pelas mesmas situações é imprescindível. Frequentar aulas de dança para a terceira idade, aprender artesanato ou qualquer outra atividade que promova essa interação são ótimas oportunidades para socializar com outras pessoas na mesma fase da vida. 

#4 Cuidar da aparência 

A vaidade está diretamente ligada à autoestima. Cuidar da própria aparência, manter a higiene pessoal em dia e sentir-se bem com a própria imagem é indispensável. No Amazonas, um concurso de Miss e Mister idosos além de estimular a vaidade na terceira idade ainda promove um momento de diversão e interação entre idosos. 

#5 Preservar a independência

Um dos fatores que mais afetam a autoestima de idosos é a sensação de depender de familiares ou cuidadores, mesmo nos momentos mais corriqueiros. Por isso, é importante, na medida do possível, respeitar  o seu espaço e fazer com que se sintam capazes de tomar as próprias decisões, desde que não representem um risco. 

A Tecnosenior possui a solução ideal para proporcionar independência e segurança  para o seu familiar idosos na medida certa: O Vidafone é um sistema de emergência pessoal que permite que o idoso tenha uma rotina normal e consiga pedir ajuda imediatamente caso aconteça algum imprevisto através de um botão de emergência usado junto ao corpo. Quando acionado, o botão contata uma central de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja: Funciona em qualquer momento  e, dependendo do modelo escolhido, em qualquer lugar.  Clique aqui para falar conosco e saber mais sobre o Vidafone

Compartilhar
Tire suas dúvidas