Como planejar uma viagem: erros que você não pode cometer

Como planejar uma viagem

Viajar está entre as melhores coisas da vida; mas melhor ainda quando as férias são bem planejadas. Por isso, siga nossas dicas de como planejar uma viagem!

Para muitas pessoas, planejar uma viagem é quase tão gostoso quanto aproveitá-la. Porém, esse processo demanda muitos detalhes, e, às vezes, deixamos escapar algum. Pensando nisso, listamos seis dos erros mais comuns praticados na hora de organizar a sua viagem. Confira nossas dicas de como planejar uma viagem e evite surpresas desagradáveis!

O que você precisa saber sobre como planejar uma viagem sem erros

#1 Não providenciar os documentos com antecedência

No caso de viagens internacionais, dependendo do país escolhido, é necessário ter o visto de entrada em mãos antes mesmo de embarcar. Por isso, a primeira coisa a ser feita após decidir o local da viagem é pesquisar se o destino escolhido exige essa documentação. Caso você já possua passaporte, não esqueça de verificar se ele ainda será válido durante a sua estadia.  Também não esqueça de se informar se é necessário fazer alguma vacina ou ter algum atestado médico para ingressar no país. São cuidados básicos que evitam uma dor de cabeça desnecessária logo no início das férias.

#2 Viajar na época errada

Dependendo do que você pretende fazer no destino escolhido, é preciso adequar suas férias a época do ano. Por exemplo, se você tem o sonho de ver Nova Iorque coberta de gelo, não adianta marcar a viagem para o mês de julho.  Uma dica importante de como planejar uma viagem que também cabe aqui é, se possível, escolher épocas de baixa temporada para o seu passeio. Em geral restaurantes, bares e lojas costumam baixar consideravelmente os preço nesses período, tendo em vista que não haverá uma grande aglomeração de turistas. Portanto, se você deseja economizar, prestar atenção neste fator é uma dica fundamental!

#3 Não pesquisar sobre o clima local antes de arrumar a mala

Parece bobagem, mas muitas vezes isso escapa do planejamento. Consulte a previsão do tempo nos dias em que estará no local para evitar surpresas! Além disso, juntamente com a dica anterior, sempre tenha certeza de que o clima do local na época em que você viajará é do seu agrado.

#4 Desconhecer a cultura local

Não cometa gafes! Muitos países de cultura oriental, por exemplo, são muto rigorosos quanto a vestimentas e costumes. Por isso, é  muito importante pesquisar sobre os costumes do local antes de embarcar – essa é uma dica de ouro para quem quer saber como planejar uma viagem. Além disso, é uma questão de respeito com a cultura que você está se inserindo. Aproveite para aprender mais sobre a vida no local e ampliar seus horizontes culturais!

– Pretende viajar em família? Confira nosso post com dicas de destinos que agradem a todos!

#5 Não fazer um planejamento financeiro

Para aproveitar cada minuto de sua viagem sem se preocupar com o orçamento, pesquise muito antes de ir para algum lugar e reserve o dinheiro de acordo com os passeios e atividades que deseja realizar. É possível aproveitar e se divertir muito com atrações gratuitas ou de baixo custo, mas o ideal é que você coloque tudo na ponta do lápis para estar preparado. Além disso, não esqueça de reservar uma quantia para imprevistos!

#6 Deixar as reservas para a última hora

Planejar uma viagem de última hora pode tornar ela muito mais cara do que se o processo fosse feito com antecedência. Começando pelos preços das passagens e dos hotéis, que variam muito de acordo com a antecedência da reserva. Outra coisa que você pode fazer é garantir tickets para shows e outras atrações, além de reservas em bares e restaurantes que aceitem agendamentos. Ou seja: tente ao máximo planejar e evite viagens em cima da hora.

– Como planejar uma viagem com idosos + dicas de roteiros!

Caso seus pais ou algum familiar idoso não queira ou não possa acompanhar a família na viagem, você não precisa abrir mão de seus planos. Por meio da teleasistência você consegue monitorar a segurança deles mesmo à distância. Conheça os  Sistemas de Emergência Pessoal  da Tecnosenior, que garantem que o idoso receba atendimento de emergência em qualquer situação, simplesmente pressionando um botão!

Guilherme Not

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *