Cuidados com a saúde do idoso no inverno

A chegada do frio nessa época do ano aumenta o risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias, especialmente entre os idosos. É fundamental que sejam tomados todos os cuidados para mantê-los saudáveis e com a imunidade alta. Além dos vírus, germes e bactérias que estão mais presentes nas baixas temperaturas, estamos vivendo a pandemia de Coronavírus, que necessita de todo o cuidado para ser evitado, especialmente entre os mais velhos.  Algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar gripes e resfriados. Conheças os principais cuidados com a saúde do idoso no inverno: 

Como cuidar da saúde do idoso no inverno 

#1 Hidratação e alimentação adequadas 

Essa deve ser uma prioridade o ano inteiro,  mas é importante que seja reforçada no inverno. O frio afasta a vontade de beber água, e a hidratação é essencial para a manutenção da saúde em todos os aspectos. A nutrição adequada também é de extrema importância, pois é através dos alimentos que obtemos a energia necessária para viver bem e de forma saudável. Frutas, verduras e proteínas devem ser consumidos em abundância. Uma boa alternativa para os dias mais frios são os chás, sopas e caldos quentes. 

#2 Cuidar da pele 

O ressecamento da pele é um problema comum enfrentado no inverno, especialmente entre os mais velhos. Hidratá-la com cremes e hidratantes ajuda a evitar o aspecto seco e o surgimento de doenças dermatológicas. Se possível, o ideal é consultar um dermatologista que indicará os produtos certos para cada situação. 

#3 Acompanhamento médico frequente

Os idosos devem realizar exames médicos periódicos e visitar o geriatra sempre que possível. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão devem ser monitoradas de perto e de forma regular. As doenças respiratórias, comuns no inverno, podem afetar a imunidade e agravar quadros clínicos que vinham sendo controlados. 

#4 Manter o corpo aquecido

A pele do idoso costuma ser mais fina e delicada, portanto, é importante protegê-lo contra o frio excessivo. Escolha roupas mais quentes, como agasalhos e tecidos que ajudam a bloquear o vento. O uso de meias, toucas e outros acessórios também contribui para manter aquecidas as extremidades. Na hora de dormir, é  importante utilizar mantas e cobertores, pois a temperatura corporal cai durante o sono.

#5 Vacinar contra a Gripe e a Covid-19

A campanha anual de vacinação contra a gripe do governo federal está em andamento e os idosos podem recebê-la a qualquer momento nas unidades de saúde dos municípios. Além disso, é importante que recebam as doses imunizantes contra a covid-19, que também estão sendo aplicadas em todo o Brasil. Dessa forma, mesmo que adquiram o vírus, o organismo oferecerá resposta imunológica para a infecção e os sintomas serão mais brandos ou até mesmo nulos. Também é fundamental seguir as orientações de higiene e distanciamento social necessários no momento. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *