Benefícios do cultivo de plantas durante o distanciamento social

Passando mais tempo em casa, muitas pessoas têm dedicado parte do seu tempo ao cultivo de plantas dos mais diversos tipos e tamanhos. Para quem mora em casa e dispõe de espaço físico ao ar livre e iluminação abundante, as possibilidades são infinitas. Mas isso não quer dizer que quem vive em apartamento e possui espaço reduzido e poucas horas de sol por dia não possa se aventurar no maravilhoso mundo dos pais e mães de plantas. 

 

Cultivar plantas em casa, além de ser uma forma terapêutica de passar o tempo, traz mais vida ao ambiente e a sensação em vê-las se desenvolvendo com o passar do tempo é gratificante. Se você não tem experiência nenhuma com plantas, comece com espécies que demandam menos cuidados, como as suculentas e os cactos. 

 

Dicas para iniciar o cultivo de plantas em casa 

 

Para cultivar qualquer tipo de planta em casa é necessário que você disponha de um espaço claro, ventilado e que seja fácil para irrigar. Se for plantar em vasos, é preciso ter em mente que a planta irá se desenvolver e precisa de espaço adequado para o seu tamanho. Preencha o fundo do vaso com uma camada de cascalho e depois complete com uma terra de qualidade, de preferência adubada. Você pode ter tanto plantas decorativas, como flores e algumas folhagens como temperos e outros vegetais comestíveis. Listamos algumas sugestões:

 

FLORES

 

Violeta

 As violetas costumam florescer diversas vezes durante o ano e não são difíceis de cuidar. Precisam de água três ou duas vezes por semana e devem ser expostas indiretamente ao sol. 

 

Lírio da paz

As folhas brancas dessa planta não podem receber luz direta do sol ou são queimadas. Dessa forma, ambientes com sombra são seus melhores amigos. O solo deve ficar úmido – média de 3 irrigações semanais. 

 

Bromélia

. A luminosidade deve ser indireta, já que a incidência contínua da luz do sol queima a folhagem. Precisa de irrigação frequente, a cada dois dias. 

 

FOLHAGENS

 

Palmeira-areca

Recomenda-se cultivar a palmeira-areca à meia sombra. De qualquer maneira, ela também cresce muito bem se exposta diretamente ao sol. A irrigação deve ser regular e é bom manter a espécie longe de lugares frios.

 

Palmeira-ráfia

Originária da china, essa planta possui caules finos e longos, lembrando um pouco o bambu. Deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente.

 

Bambu da sorte

Essa espécie não gosta muito de luz e adora umidade. ótima para ser colocada até mesmo em banheiros. Ainda assim, você precisa ter o cuidado de regar constantemente. Segundo a filosofia do Feng-Shui, é uma planta que traz boas energias.

 

TEMPEROS

 

Manjericão

Uma erva aromática que, além de exalar um suave e delicioso perfume, ainda proporciona um sabor todo especial em algumas receitas. Pode ser cultivado em vasos de diversos tamanhos, devendo ser podado quando necessário. Necessita de rega e iluminação constante.

 

Alecrim

Assim como o manjericão, o agradável  aroma do alecrim se espalha pela casa. Há quem diga que tem o poder de proporcionar calma e o sentimento de felicidade. Gosta de água e iluminação indireta e vai muito bem em preparos como frango e peixes. 

 

Hortelã

Com sabor e aroma únicos, a hortelã precisa de alguns cuidados, como um vaso maior e exclusivo, porque suas raízes crescem mais. Ela também gosta de bastante água, portanto é preciso manter o solo sempre úmido. Procure deixá-la em um local sem ventilação direta e com temperatura amena.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *