Dia Mundial do Combate ao Câncer

Oito de abril foi instituído como Dia Mundial do Combate ao Câncer com o intuito de promover o combate à doença que faz mais vítimas em todo o mundo. Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registrou mais de 600 mil novos casos  apenas em 2019. Entre as principais pautas na luta contra o câncer está a importância do diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo ele é descoberto, maiores são as chances de cura. 

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos e atinge principalmente os idosos, já que a idade avançada é um dos fatores de risco. Sedentarismo, obesidade, ansiedade, estresse, depressão, tabagismo e consumo de álcool  também contribuem para o desenvolvimento da doença. O componente genético é responsável por apenas 10% dos casos, ou seja, 90% estão ligadas a causa externas. Listamos algumas atitudes que podem ser adotadas para prevenir o surgimento do câncer:

5 hábitos que ajudam a prevenir o câncer

#1 Não fumar

O tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável – os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

#2 Não abusar de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores no intestino, esôfago e fígado. Segundo dados do INCA, a quantia de 18g (aproximadamente duas doses) de álcool por dia são suficientes para aumentar significativamente o risco de desenvolver câncer de mama. Com o consumo de 50 gramas diárias, o risco aumenta em 50%. Segundo um estudo americano, as mesmas 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata. Esses são os dois tipos de câncer mais comum entre idosos.

#3 Manter uma dieta saudável

Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha e carne de porco, além dos  processados e fast foods que possuem muita substâncias cancerígenas em sua composição. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas, que são ricas em fibras, que protegem o intestino contra o câncer.

#4 Evitar a exposição excessiva ao sol

Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Os raios UVA e UVB são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso, proteger-se do sol é algo tão importante na luta contra o câncer.

#5 Praticar atividades físicas diariamente

Exercícios aeróbicos têm o poder de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo. A recomendação é de que a atividade tenha duração mínima de 30 minutos por dia.

Além de manter hábitos saudáveis, é importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. A mamografia, por exemplo, deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama.  Para os homens  nessa faixa-etária , é importante fazer a coleta do PSA – exame de sangue que pode detectar câncer de próstata. Além disso, é importante estar atento ao próprio corpo e procurar assistência especializada imediatamente no caso de alguma anormalidade, como a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *