dicas de saúde para o verão

Dicas de saúde para o verão

Praia, sol, férias…. o verão é tudo de bom!  E com a chegada do calor, a tendência é que as pessoas adotem hábitos mais saudáveis. Os dias ficam mais longos e sobra mais tempo para se exercitar, passear ao ar livre ou mesmo realizar atividades em casa depois do expediente. Mas além disso, o calor exige cuidados com o corpo, como manter a hidratação e uma alimentação saudável, essenciais para o bem-estar. Pensando nisso, listamos cinco dicas de saúde para o verão para que você curta com muita alegria e saúde a estação mais aguardada do ano!

Anote as dicas de saúde para o verão

#1 Beba muita água

Nosso corpo precisa estar hidratado em todas as estações, mas é imprescindível que no verão se preste ainda mais atenção à ingestão de água. Isso porque o calor provoca muita transpiração, o que acaba provocando a perda de grandes quantidades de líquidos e sais minerais para o organismo. Se não houver reposição adequada desses líquidos, acaba ocorrendo a desidratação, que pode ocasionar em um mal-estar generalizado, entre outros problemas de saúde. Ou seja: beba bastante água no verão!

#2 Prefira comidas leves

O calor compromete parte da capacidade do organismo de digerir alimentos mais gordurosos, como carne vermelha, queijos e molhos pesados. Além disso, alimentos derivados de leite e ovos devem ser rigorosamente refrigerados, já que o calor aumenta a multiplicação de bactérias capazes de causar intoxicação alimentar. Dê preferência para alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, e carnes mais leves, como frango e peixe.

Entre as dicas de saúde para o verão (e não somente para esta estação) é ter cuidado com as comidas “da rua”! Quem vai à praia dificilmente resiste à tentação dos lanches oferecidos por vendedores ambulantes ou quiosques. Porém, nem sempre esses produtos estão de acordo com as condições ideais de higiene e conservação. Por isso, recomenda-se levar lanches de casa ou optar por restaurantes certificados pela fiscalização.

#3 Use protetor solar

Especialmente no verão, é imprescindível que se use protetor solar para proteger a pele dos raios UVB e UVA. Na praia ou na piscina, não dispense a companhia do chapéu ou do guarda-sol. Também não esqueça que os cuidados com a pele devem ser tomados não só nesses momentos de maior exposição solar, mas durante todo o dia. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja sempre superior a 30, especialmente em crianças e idosos. Procure deixar as atividades ao ar livre para os períodos de sol saudável: antes das 10h e após às 16h.

#4 Pegue leve no álcool

Entre as dicas de saúde para o verão, esta pode não ser lá muito popular, mas é importante. Tudo bem que o verão na praia é um convite para uma caipirinha ou uma cervejinha gelada na beira do mar. Mas é preciso lembrar-se que o álcool é um dos grandes vilões da desidratação, principalmente quando somado à transpiração causada pelo calor. Isso porque ele expulsa a água das células através da urina, o que provoca perda exagerada de líquido pelo organismo. Por isso, fique ligado: quando estiver bebendo álcool, sempre intercale com água para manter-se hidratado.

#5 Cuidado ao escolher o óculos de sol

Você sabia que o sol agride os olhos tanto quanto agride a pele? Por isso é importante investir em lentes de boa qualidade para protegê-los dos raios ultravioleta. Mas cuidado: óculos vendidos por camelôs e ambulantes não possuem certificado de qualquer tipo de proteção contra raios ultravioletas em suas lentes. E pior – ainda facilitam a ação dos raios solares, pois o escuro faz com que as pupilas se dilatem, facilitando a entrada da radiação. Sabendo disso, invista em lentes de qualidade. A sua saúde agradece.

Com essas dicas de saúde para o verão você aproveitará tudo de bom que a estação mais quente do ano tem a oferecer!

Compartilhar