Diversão com saúde na terceira idade

Envelhecimento não é sinônimo de tristeza e isolamento. Pessoas idosas podem – e devem manter uma rotina ativa e alegre, socializando, frequentando eventos e locais públicos e, principalmente, se divertindo. Viver os momentos e aproveitar cada segundo é tão importante na velhice quanto em qualquer outra fase da vida. Melhor ainda quando a diversão está associada a atividades que promovam melhorias na saúde e na disposição. Conheça algumas atividades que trazem divertimento e qualidade de vida na mesma medida:

3 atividades que aliam diversão e cuidados com a  saúde

#1 Caminhadas ao ar livre

Ao mesmo tempo em que pratica uma atividade física, o idoso tem a oportunidade de passear pela cidade, socializar com outras pessoas e fazer da prática de exercícios um momento de lazer. Uma dica interessante é participar de grupos de caminhadas e exercícios para a terceira idade, já que a companhia de outras pessoas pode tornar o momento ainda mais agradável e seguro. 

#2 Aulas de dança para a terceira idade

Frequentar aulas de dança é outra atividade em que o idoso nem sentirá que está se exercitando. O momento de puro prazer e diversão proporciona sensações tão boas que até o tempo passa mais rápido.  As aulas focadas no público mais velho são ótimas oportunidades para relembrar hits de décadas passadas. Outra opção são os bailes promovidos em algumas cidades para a terceira idade. Assim como nas aulas, músicas de outras épocas e companhias animadas são presença confirmada nesse tipo de evento. Pura nostalgia! 

#3  Jogos para exercitar o cérebro

Não é só o corpo que precisa ser exercitado na terceira idade. O cérebro também necessita de atividade constante para continuar funcionando bem.  Jogos de lógica e raciocínio ajudam na  prevenção da perda de memória e na defasagem da capacidade de compreensão. Ou seja: são uma forma de exercitar a aprendizagem. Além de exercitar a mente, eles ainda promovem diversão e interação social. 

Diversão sem limites e com segurança

Respeitar as limitações impostas pela idade avançada é primordial para a manutenção da integridade física e emocional do idoso. Preocupações com a sua segurança são comuns tanto por parte da família quanto do próprio indivíduo. Quem quer se divertir com mais tranquilidade pode contar com tecnologias assistivas que oferecem atendimento imediato em caso de necessidade. Serviços como o Vidafone, um sistema de emergência pessoal que funciona através de um botão de emergência, auxiliam em momentos extremos, como a ocorrência de uma queda, por exemplo, mas também podem auxiliar ativamente  na rotina do usuário. O modelo Vidafone fixo, por exemplo, conta com uma função por onde é possível emitir lembretes diários para a realização de qualquer atividade, como se exercitar ou se alimentar adequadamente. Dessa forma, é possível manter uma rotina mais saudável, independente e, é claro, divertida! 

 

Compartilhar
Tire suas dúvidas