LOGO

Doenças pulmonares em idosos: cuidados na primavera

doenças pulmonares em idosos

Com a chegada da primavera, aparecem também as doenças respiratórias, típicas dessa época do ano. As mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia, somadas à presença de substâncias irritantes no ar (como o pólen das flores, ácaros e poeira), são um verdadeiro incômodo para quem é alérgico. Mas essas não são as únicas pessoas que precisam se cuidar na estação mais florida do ano: as doenças pulmonares em idosos também ficam mais frequentes nessa época. Rinite, bronquite e a asma são algumas das mais comuns quando a primavera chega.

Sintomas e doenças pulmonares em idosos

Tosse seca, falta de ar, resfriados frequentes e indisposição são alguns dos sintomas que devem ser investigados por médicos pneumologistas e tratados rapidamente para que não venham a desencadear outros problemas mais graves (como bronquites, pneumonias, entre outros). No caso dos idosos, que tendem ao longo da velhice a desenvolver mais problemas respiratórios, o cuidado deve ser redobrado.

Além disso, algumas das doenças pulmonares em idosos não têm cura, apenas controle com medicamentos, como, por exemplo, os broncodilatadores – a famosa bombinha, que leva o remédio até as vias aéreas. A principal dica geral para que tanto idosos quanto pessoas alérgicas mantenham seu bem estar durante a primavera é evitar ao máximo poeira, mofo, ácaros e pelos de animais dentro de casa.

Sintomas podem indicar quadros mais graves

Também é preciso ficar atento a doenças mais graves, como a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). Ela não tem cura e os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças pulmonares, ou até mesmo com condições cardiovasculares. Esse cenário torna o diagnóstico da FPI muito complexo, costumando levar de um a dois anos após o início dos sintomas para ser confirmado.

A doença provoca o endurecimento dos pulmões, que vão gradativamente cicatrizando e perdendo sua capacidade de expansão e contração, o que prejudica a capacidade respiratória do pacientes. Portanto, ao perceber que aqueles sintomas considerados “comuns” são insistentes ou ficam muito fortes/frequentes, é muito recomendado procurar um médico especialista!

Uma das formas de evitar ou retardar problemas respiratórios em idosos, especialmente na primavera, é mantendo uma rotina saudável e livre do tabagismo. Contar com uma alimentação rica em vitaminas, consumindo frutas e hortaliças, e nunca esquecendo de beber muita água, é indispensável para a prevenção desse tipo de doença.

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter