Hidratação na Terceira Idade

A água é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo, especialmente na terceira idade quando as funções dos órgãos já costumam estar um tanto debilitadas. Entre as funções básicas que dependem da hidratação adequada  estão a  regulação da temperatura e a eliminação e transporte de substâncias. A deficiência de água no organismo pode causar deficiência em diversos órgãos, e em situações mais graves até mesmo a morte. É muito comum que idosos apresentem quadros de desidratação. Segundo um estudo da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, cerca de 40% das pessoas com mais de 60 anos estão desidratadas em algum grau.

Os motivos que podem levar os idosos à desidratação são variados, desde o fato de terem menos sensação de sede até a função dos rins se tornar menos eficiente devido à idade avançada. Além disso, o uso de alguns medicamentos pode causar efeitos colaterais como diarreias e suor excessivo. Por isso, é importante prestar muita atenção se o idoso está se hidratando corretamente. O ideal é que se consuma diariamente 35ml de água por cada kg de peso corporal, como qualquer adulto. Listamos alguma formas possíveis de mantê-los hidratados sem que essa missão se torne um martírio para eles:

Dicas de hidratação para idosos

  • Intercalar a ingestão de água com chás, cafés, sucos naturais, frutas e vegetais ricos em água, como pepino, tomate, alface, rabanete, couve-flor, melancia, espinafre, morango e brócolis.
  • Ter água sempre à disposição e à vista do idoso, como uma garrafinha ou caneca.
  • Experimentar diferentes temperaturas para beber líquidos. Se necessário e se não houver restrições médicas, adoçar chás e sucos para que se tornem mais agradáveis ao paladar.
  • Sopas e caldos temperados são uma ótima opção para alimentar e hidratar o organismo simultaneamente. Prefira sempre usar alimentos naturais e frescos no preparo.
  • Picolés caseiros, feitos com frutas da estação congeladas também são uma ótima opção.
  • Milkshakes, vitaminas e smoothies, que levam leite ou iogurte, além de frutas e vegetais também são, além de nutritivos, muito hidratantes.

Monitoramento de idosos à distância: Como garantir o bem estar de seu familiar mesmo sem estar presente 100% do tempo

Assim como a hidratação adequada, são diversos os cuidados que devemos ter com os idosos para garantir que tenham uma velhice saudável e confortável. Mesmo quando, por qualquer motivo, eles fiquem desacompanhados, é possível proporcionar esse cuidado.

O sistema de monitoramento de idosos à distância conhecidos como Vidafone permite que, ao toque de um botão, seja possível acionar socorro em caso de emergência. Quando acionado, o sistema realiza automaticamente uma chamada para uma central de monitoramento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Um atendente especializado irá dar todo o suporte necessário, desde identificar a gravidade do problema até acionar serviço médico caso seja preciso. 

Dependendo da rotina do usuário, é possível escolher entre dois modelos: Vidafone Fixo, para os idosos que passam muito tempo sozinhos dentro de casa e o Vidafone móvel, para aqueles que costumam sair desacompanhados. A função básica é a mesma, porém, cada modelo possui funções extra específicas, como sensores de queda, GPS e celular para idosos, por exemplo. Você pode saber mais sobre cada um deles clicando aqui

Compartilhar
Tire suas dúvidas