LOGO

Incontinência urinária em idosos: Como lidar com esse problema?

Ao contrário do que muitos pensam, a incontinência urinária não é um sintoma natural do envelhecimento e possui, sim, tratamento. É indispensável que se dê a devida atenção à essa condição, uma vez que a qualidade de vida do idoso está diretamente ligada a uma rotina saudável e com autonomia.

As alterações provocadas pela incontinência urinária podem comprometer o convívio social do idoso: Vergonha, depressão e isolamento estão entre as principais consequências. Mas, afinal, existe cura para a incontinência urinária?

A incontinência urinária pode – e deve – ser tratada

É importante que se saiba que a incontinência urinária é um estado anormal de saúde. Com os devidos tratamentos e acompanhamento médico, os sintomas podem ser resolvidos ou, ao menos, minimizados. 

É comum que o trato urinário inferior apresente alterações relacionadas ao envelhecimento. Com a passagem do tempo, a força de contração da musculatura detrusora, a capacidade vesical e a habilidade de adiar a micção aparentemente diminuem, tanto nos homens quanto nas mulheres.

Além das alterações decorrentes da senilidade dos tecidos, as causas podem estar relacionadas com doenças como diabetes mellitus ou até mesmo alterações neurológicas. Esses casos são tratáveis com mais facilidade, pois em geral não há comprometimento significativo do trato urinário inferior. 

Tratamento

O tratamento da incontinência urinária depende do histórico de cada paciente e varia de acordo com a forma como a doença se manifesta. Em alguns casos,  exige medidas que visam uma mudança de comportamento por parte do idoso. 

Em muitas situações é possível recuperar o controle vesical modificando alguns comportamentos, como urinar em intervalos regulares, a cada 2 ou 3 horas, para manter a bexiga relativamente vazia e evitar bebidas irritantes para a bexiga, como as que contêm álcool e cafeína. Também há a opção de tratamento medicamentoso, que deve ser controlado e ajustado segundo as necessidades individuais de cada paciente. 

Em casos mais delicados, onde a paciente idosa não responde bem aos tratamentos, há a possibilidade da correção cirúrgica para fazer o levantamento da bexiga e do fortalecimento do fluxo urinário de saída. Para a incontinência por transbordamento nos homens, causada pelo aumento da próstata ou por outra obstrução, a cirurgia normalmente é necessária

Em alguns casos é impossível controlar a incontinência urinária com tratamentos específicos ou mesmo com cirurgia. Nessas situações, é necessário apelar para o uso de absorventes e roupas íntimas especialmente projetadas para proporcionar que os indivíduos permaneçam secos, confortáveis e socialmente ativos.

Saiba mais sobre os tipos de incontinência urinária, causas e tratamentos

Também é possível contar com a tecnologia para auxiliar a proporcionar mais conforto para os idosos com incontinência urinária. Os aparelhos de teleassistência da tecnosenior permitem que o usuário contate uma central de atendimento especializada que poderá acionar familiares, entre outras ações quando necessário. Dessa forma, mesmo quando estiver sozinho o idoso terá a garantia de que será socorrido quando algum imprevisto acontecer.

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter