Inverno e a queda de idosos

O inverno ainda nem chegou oficialmente, mas as baixas temperaturas já têm causado transtornos, principalmente para os idosos. O frio os deixa mais vulneráveis e propensos a doenças típicas da estação, como gripes e resfriados. Além disso, é preciso redobrar os cuidados para minimizar ao máximo o risco de incidentes como, por exemplo, as quedas, que podem ser causadas tanto por fatores ambientais, como a umidade, pelo uso de roupas e calçados inadequados ou até mesmo pela falta de vitaminas. Pensando nisso, listamos 3 dos principais cuidados que devem ser tomados para evitar as quedas de idosos principalmente no inverno:

Principais cuidados com a saúde do idoso no inverno

COMO PREVENIR QUEDA DE IDOSOS NO INVERNO

#1 CUIDADOS COM O AMBIENTE 

Mesmo com o frio intenso, o idoso precisa se manter ativo. Com todos os cuidados necessários, o ideal é que ele faça caminhadas, mesmo que curtas, além de pequenas atividades em casa. Uma boa ideia é aproveitar os horários mais quentes, como perto do meio dia, e ficar algum tempo ao ar livre.  Porém, é preciso ter muito cuidado com obstáculos e objetos. Até mesmo roupas e calçados, se inadequados, podem acabar o colocando em risco.

#2 ROUPAS E CALÇADOS ADEQUADOS 

No inverno, é comum que as pessoas usem muitas roupas. É preciso ter cuidado, especialmente, com peças muito grandes e largas, já que isso pode diminuir a sensibilidade e a percepção de espaço do idoso, o que aumenta a chance de ocorrerem quedas. Cuide com os calçados, que não devem ser nem muito grandes e nem muito pequenos, de preferência com solado antiderrapante. Cuidado também com meias e chinelinhos de pano.

#3 VITAMINA D

Os períodos de frio costumam diminuir a exposição ao sol, o que pode causar deficiência de vitamina D no organismo do idoso. A falta dessa substância gera o enfraquecimento dos ossos, deixando-os mais propensos a fraturas no caso de incidentes como as quedas. Caso não seja possível a exposição ao sol, uma opção é a ingestão de alimentos como peixes, gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos, que são ricos em vitamina D. É importante que o idoso seja constantemente acompanhado pelo geriatra para que receba a orientação correta.

SOCORRO IMEDIATO NO CASO DE QUEDA DE IDOSOS

A queda é um fenômeno que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer época do ano. Porém, é mais frequente e mais perigosa para os idosos, que já têm o organismo naturalmente mais frágil. Como mencionado acima, o frio do inverno também contribui para o aumento do risco. Portanto, mesmo com todos os cuidados, é possível que acabe ocorrendo. Nesse caso, é essencial, para minimizar os danos, que o atendimento seja imediato. É possível contar com a tecnologia para auxiliar nesse momento delicado com a agilidade necessária. 

Vidafone é um serviço de emergência pessoal que proporciona que o seu familiar idoso esteja assistido de forma passiva em tempo integral com a garantia de que será imediatamente socorrido em caso de emergência. Através de um Botão de emergência – dispositivo pequeno e discreto usado como pingente ou pulseira, é possível acionar uma central de atendimentos disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quando o botão de emergência é acionado, um profissional irá se comunicar imediatamente com o idoso, afim de identificar a gravidade da ocorrência e, dependendo da situação, agirá conforme for necessário, desde simplesmente acalmá-lo até eventualmente acionar ambulância ou serviços médicos.            

Quando, por decorrência de uma queda, o idoso não conseguir acionar o socorro, entra em ação o sensor de quedas, que aciona automaticamente o serviço. Ou seja, o seu familiar estará amparado mesmo quando não conseguir pedir ajuda.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.