Maior expectativa de vida

Os brasileiros estão vivendo mais.  De acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE, uma pessoa nascida no Brasil em 2017 tinha expectativa de viver, em média, até os 76 anos. Isso representa um aumento de três meses e 11 dias a mais do que para uma pessoa nascida em 2016.  Desde 1940, ano a partir do qual foi verificado o início da queda nas taxas de mortalidade, a expectativa de vida aumentou 30,5 anos.

 Além da redução nas taxas de mortalidade infantil, os avanços na tecnologia, que proporcionaram novos tratamentos e medicações, contribuem para que mais pessoas cheguem à terceira idade com condições de viver por mais muitos anos. Um dos fatores determinantes para que uma pessoa viva mais é o seu estilo de vida. Pessoas com vidas mais saudáveis têm melhores perspectivas de viver por mais tempo. Listamos cinco hábitos que você precisa abandonar para viver mais e por mais tempo:

5 coisas que você precisa parar de fazer para envelhecer com saúde e viver mais

#1 Se alimentar mal

Comer bem exige disciplina e foco, mas não é tão difícil quanto algumas pessoas imaginam. Além de evitar industrializados, embutidos e frituras e sempre dar preferência para alimentos naturais e variados, é importante ter uma rotina adequada de alimentação, com no mínimo três refeições completas no dia incluindo vegetais, carnes magras e ovos.

Dicas de nutrição na terceira idade

#2 Não beber água

O recomendado é que uma pessoa adulta beba 35ml de água para cada quilo de massa corporal por dia.  Talvez você não experimente uma desidratação grave, mas o seu organismo com certeza será prejudicado.  Não se hidratar corretamente pode causar desde mau hálito e dores de cabeça até doenças mais graves, como cálculos renais e infecção urinária.

#3 Ser sedentário

Não praticar atividades físicas regularmente pode trazer consequências graves para a saúde como: Aumento do colesterol, atrofia muscular, aumento da pressão arterial, obesidade, problemas articulares, problemas cardiovasculats, diabetes e distúrbios do sono. 

Confira os benefícios da prática de exercícios físicos na terceira idade 

#4 Ingerir álcool em excesso

O consumo exacerbado de álcool oferece os mesmos riscos que o alcoolismo, que é a dependência do álcool. O excesso de bebida causa alterações e danos em diversos órgãos, especialmente no fígado. 

#5 Fumar

Atualmente, ao fumar um cigarro, o usuário estará injetando mais de 4.500 substâncias tóxicas no corpo. Dessas, pelo menos 43 são comprovadamente cancerígenas. Além disso, diversas doenças respiratórias e cardiovasculares estão relacionadas ao tabagismo. 

Abrir mão dessas atitudes pode parecer difícil à primeira vista, mas a sua saúde agradecerá. Além de prevenir doenças e retardar o envelhecimento, adotar bons hábitos de saúde proporcionará mais qualidade de vida. Quanto mais cedo você começar a se cuidar, melhores serão os resultados refletidos no futuro. Nesse post você confere ainda mais dicas para envelhecer com saúde.

Compartilhar
Tire suas dúvidas