Nutrição e Envelhecimento

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial indiscutível. As pessoas estão envelhecendo cada vez mais. Ao mesmo tempo em que é uma grande conquista da humanidade, é um grande desafio, pois precisamos nos adaptar a essa realidade.

Todos nós desejamos envelhecer bem e com saúde, mas, para isso, é preciso ter uma alimentação saudável ao longo da vida, e isso envolve escolhas alimentares adequadas que moldarão os nossos hábitos alimentares. A Nutrição é um dos pilares mais importantes, senão o mais importante, nessa conquista, pois o atual panorama mostra um aumento das doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, pressão alta, obesidade, entre outras que afetam diretamente a qualidade de vida. 

Com o processo de envelhecimento, algumas alterações são comuns: redução do olfato e do paladar, diminuição da salivação e das papilas gustativas, redistribuição da massa corporal (aumento de massa gorda e diminuição de massa muscular), o metabolismo se torna mais lento, há uma dificuldade em absorver nutrientes – como vitaminas e minerais -, diminuição da sensibilidade à sede, dificuldade na mastigação e deglutição, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao uso de muitos medicamentos (polifarmácia), dietas hiperprotéicas, doenças, fumo, falta de atividade física, necessidade de uso de próteses, ingerem pouca água… 

O nosso corpo humano é como uma máquina que precisa de energia para funcionar. E essa energia vem dos alimentos. Dividimos os alimentos em dois grandes grupos: macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas e minerais). Dentre os macronutrientes, destacamos o papel das proteínas, que são fundamentais para os músculos do idoso. Já entre os micronutrientes, as vitaminas B12 e D desenvolvem papeis importantes nas funções cognitivas e na prevenção da osteoporose no idoso. A deficiência de Vitamina B12 está relacionada com a Doença de Alzheimer e a deficiência de Vitamina D está associada ao risco de quedas e fraturas. Também o mineral Cálcio atua na formação de ossos e dentes. Alimentos fontes: carnes, miúdos (fígado, moela), peixes, ovos, leites e seus derivados (iogurte, queijos, etc).

Como está a sua alimentação?

Compartilhar
Tire suas dúvidas