Segurança para idosos: medidas essenciais

segurança para idosos

Conheça as medidas e equipamentos que o mercado oferece para garantir mais segurança para idosos e tranquilidade para familiares e/ou cuidadores!

Junto com a velhice vão surgindo limitações, principalmente físicas, que antes não faziam parte da rotina. Em muitos casos é necessário adaptar espaços para que o familiar idoso possa viver tranquilamente em casa. Fora dela, a preocupação com a segurança para idosos é a mesma, porém há menos recursos que permitam adaptações às necessidades – ou seja, o ambiente externo apresenta perigos imprevistos para os idosos.

Pensando nisso e com o objetivo de lhe ajudar a cuidar de quem você ama, separamos algumas dicas para garantir a segurança os seus familiares idosos em qualquer lugar!

Cuidados essenciais para proporcionar segurança para idosos

Banheiro

É aconselhável que o vidro do box seja temperado ou laminado. Dessa forma, no caso dele quebrar, não irá espalhar pedaços de vidro que possam machucar o idoso. Os vasos sanitários devem ser elevados e com barras de apoio na parede próxima a eles.

Piso

O ideal é substituir os pisos da casa por antiderrapantes para evitar quedas causadas por escorregões, por exemplo. Se não puder adaptar toda a casa, priorize locais que podem ficar molhados, como no banheiro, na cozinha e na área de serviço.

Quarto

No quarto, recomenda-se que os interruptores de luz fiquem o mais próximo possível da cama. Também é importante ter um telefone de fácil acesso e água disponível para que o idoso não precise transitar pela casa durante a noite, por exemplo.

Escadas

Se a casa possui escadas ou rampas, o corrimão é um item indispensável. Nas escadas é essencial que haja adesivos ou piso antiderrapante. Além disso, também é interessante instalar barras e apoios em outros locais da residência que os idosos costumem circular.

A tecnologia como aliada na segurança para idosos

Além de todas essas medidas estruturais que podem ser tomadas visando a segurança para idosos, ainda é possível contar com equipamentos que garantem a autonomia e a segurança para idosos em casa e também fora dela. Hoje em dia existem no mercado diversas opções de dispositivos que tem a função de acompanhar os movimentos deles e que permitem que os idosos acionem o socorro no caso de emergência de forma rápida e fácil.

O PERS 4200, por exemplo, é um Sistema de Emergência Pessoal que, por meio de uma linha telefônica fixa, pode acionar o socorro através de uma chamada para uma Central de Atendimento disponível 24 horas. Ele pode ser acionado através de um botão de emergência que o usuário usa como pingente ou pulseira, ou então a partir do próprio console. Além disso, o PERS 4200 é compatível com diversos acessórios adaptáveis a cada necessidade,  como sensor de quedas, sensor de fumaça, dispensador automático de medicamentos, sensor de presença entre outros.

Se a sua preocupação é com seu familiar idoso que costuma sair de casa, a solução ideal é o IGO – um minirastreador pessoal que funciona como um GPS para idosos. Ele funciona através de linha móvel de telefone (chip GSM) e é acionado através de um botão SOS, que envia um SMS e também liga para os contatos de emergência. Além disso, também é possível apertar o botão de chamada, que liga para um número previamente cadastrado quando o usuário necessitar. O aparelho tem sensor de queda, botão de emergência, permite configurar cercas geográficas, é resistente a água, possui bateria com duração média de até 40 horas e ainda pode ser usado como telefone celular para idosos.

Ficou interessado e quer saber mais? Acesse a página de contato da Tecnosenior ou entre em contato pelo e-mail contato@tecnosenior.com.br ou pelos telefones 51 3018-6950 e 51 99998-0245!

Gilson Esteves

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *