Serviços que auxiliam idosos na chegada da velhice

Atualmente, mais de 30 milhões de brasileiros estão na terceira idade. Estima-se que, em menos de uma década, esse número chegue aos 37 milhões. Diante disso, e também do crescente aumento na expectativa de vida da população,  o mercado especializado para produtos e serviços dedicados à terceira idade tende a crescer cada vez mais, especialmente nas áreas de saúde e lazer.  

Os idosos estão cada vez mais preocupados em manter-se saudáveis e em aproveitar a vida. Porém, o corpo e o organismo das pessoas na terceira idade exigem cuidados diferenciados. Nesse cenário, empresas e profissionais que se preocupam em desenvolver serviços e atividades focados nesse público têm se destacado. O atendimento personalizado, com oferta de serviços inovadores é um diferencial.

Cinco serviços que têm se destacado no atendimento personalizado à terceira idade: 

#1 Academias para idosos

 As academias para idosos são focadas em criar um ambiente que proporcione, além da prática de atividade física desenvolvida especificamente para esse público, lazer e integração social. Os profissionais são especializados e o atendimento pode ser personalizado para a necessidade de cada cliente.

#2 Cuidados com a saúde

Serviços médicos, como terapias cognitivas, e nas áreas de fisioterapia e nutrição, também vêm sendo oferecidos de forma personalizada para o público sênior. Além de estruturas físicas e tratamentos diferenciados, tem-se visto muitas empresas trabalhando com equipes multidisciplinares, com profissionais especializados nesse público. 

#3 Turismo

Muitas agências de viagem têm se especializado em realizar excursões com grupos de idosos. As empresas oferecem pacotes completos para os mais diversos destinos, incluindo acomodação adequada (hotéis com elevadores, por exemplo), passeios adaptados às condições do cliente, visitas a pontos turísticos em horários que não prejudiquem a saúde do idoso, etc. Tudo pensado em proporcionar comodidade e segurança para os turistas.  

#4 Cuidadores de idosos

Muitas famílias optam por contratar cuidadores especializados para garantir a segurança do idoso, especialmente quando ele vive sozinho. O profissional pode ser contratado para exercer suas atividades em tempo integral, em um período específico (durante a noite ou parte do dia, por exemplo), ou para atividades específicas, como acompanhar em passeios. A grande vantagem de contratar um cuidador é que ele, além de estar preparado para auxiliar o idoso no que for necessário, é uma companhia nessa fase da vida que também é caracterizada pela solidão. 

#5 Teleassistência

 Para os idosos que vivem sozinhos e não desejam a presença de cuidadores ou acompanhantes, o serviço conhecido como Teleassistência é um aliado na garantia de segurança. O serviço surgiu nos EUA há mais de 40 anos e vem conquistando cada vez mais adeptos mundo afora. Trata-se de um sistema de monitoramento à distância que, através de um botão de emergência, permite que o usuário consiga acionar socorro em caso de necessidade. Ou seja, o idoso consegue ter uma rotina normal e independente com a certeza de que, se acontecer um imprevisto, ele será imediatamente amparado.

Atualmente, existem diversos produtos e modelos disponíveis no mercado, que devem ser escolhidos de acordo com o estilo de vida de cada usuário. Mas, em geral, o botão de emergência funciona usado junto ao corpo, como pingente ou pulseira. Dessa forma, ele pode ser facilmente acessado a qualquer momento do dia ou da noite. O botão, que funciona ligado à linha telefônica (fixa ou móvel, dependendo do serviço contratado) realiza imediatamente uma ligação para uma central de atendimento 24 horas onde um profissional especializado irá atender o idoso e agir de acordo com a necessidade. É o serviço ideal para garantir mais segurança para o idoso e tranquilidade para toda a família. 

 

Compartilhar