Alongamento para idosos: 5 atividades para praticar em casa

alongamento para idosos

Um dos principais efeitos do envelhecimento é a dificuldade cada vez mais notável em se locomover. O declínio funcional do organismo é gradual e inevitável com o passar dos anos. Equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e força muscular são os principais fatores prejudicados. Para amenizar esses efeitos, um estilo de vida saudável, aliando prática regular de atividades físicas e uma dieta balanceada, é indispensável. Outra recomendação que faz a diferença entre as pessoas da terceira idade é o alongamento para idosos, que pode ser praticado em casa em qualquer horário do dia, sendo muito fácil de introduzir os exercícios na rotina.

Benefícios da prática de alongamento para idosos 

A prática de alongamento promove uma maior flexibilidade dos músculos, o que previne lesões e melhora os movimentos do corpo. Normalmente praticados antes ou depois de um exercício físico, os movimentos de alongamento podem ser uma ótima forma de exercitar o corpo, mesmo em casa. Especialmente para idosos sedentários que não costumam realizar nenhum tipo de atividade, essa rotina traz muitos benefícios para a saúde.

Entre os benefícios do alongamento para idosos está o aumento da disposição para atividades cotidianas, o que, consequentemente, ajuda a retardar o envelhecimento. Além disso, contribui para a prevenção de lesões e ajuda a amenizar dores musculares.

5 dicas de alongamento que você pode começar hoje mesmo

#1 – Em pé, flexione um dos cotovelos e coloque a palma da mão na orelha do lado oposto fazendo um movimento suave para o lado. Conte 15 segundos e depois repita o movimento com o outro braço.

#2 – Ainda em pé, afaste as pernas, estique as mãos acima da cabeça, em direção ao céu. Mantenha a postura esticada por 15 segundos e depois relaxe os braços.

#3 – Em pé, com as pernas afastadas, estique um braço para o lado oposto, na mesma linha da altura do ombro. Com a outra mão, pressione o cotovelo e permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita o movimento com o outro braço.

#4 – Em pé, com as pernas afastadas, projete o corpo para a frente, dobrando a coluna. Segure a ponta de um dos pés com a mão do mesmo lado do corpo (pé direito com a mão direita, por exemplo), estendendo o joelho e, assim, alongando o tornozelo. O joelho da outra perna deve estar flexionado para garantir a estabilidade durante o movimento. Conte pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita o movimento com a outra perna.

#5 – Sentado, com as pernas unidas e o mais esticadas possível, flexione o corpo para a frente, até que as mãos se aproximem o máximo possível da ponta dos pés – se possível, segure a sola do sapato ou os dedos do pé. Conte 15 segundos e depois relaxe o corpo.

Se você deseja adotar a prática do alongamento para idosos em casa, é importante estar consciente de que este será um hábito como qualquer outro. Defina um horário ou momento específico do dia para a prática e siga-o com disciplina. Pode ser na manhã, ainda na cama, como forma de despertar o corpo e prepará-lo para as tarefas do dia; ou à noite, antes de dormir, para desacelerar o corpo e ter um sono com mais qualidade. A dica é testar e, assim, perceber qual o horário é mais adequado para você.


Mais posts do blog:

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas pelo nosso 0800 ou diretamente pelo WhatsApp!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com