LOGO

Botão de emergência para idosos: saiba tudo sobre essa tecnologia

botão de emergência para idosos

A preocupação com idosos que vivem sozinhos ou passam parte do dia sozinhos não é à toa: as suas limitações são reais e inevitáveis. O corpo fragilizado está suscetível a falhar mesmo no caso das pessoas mais velhas que são mais saudáveis. Ou seja, os idosos estão expostos a riscos como todos nós (quedas, acidentes, se perder etc), porém, as consequências costumam ser mais graves e a recuperação mais demorada no caso de quem está na terceira idade. E é aí que o botão de emergência para idosos, também conhecido como botão SOS, pode ser uma boa solução.

A importância e as dificuldades de cuidar de idosos

Para muitas famílias, tirar a autonomia e a independência de quem passou a vida acostumado a ter seu espaço e individualidade está fora de questão. Por outro lado, a presença de cuidadores nem sempre é bem-vinda e a rotina dos familiares não permite que acompanhem de perto o dia-a-dia do idoso. Devido a todos esses motivos, uma alternativa vem sendo utilizada para monitorar idosos à distância e garantir o bem-estar e o socorro no caso de necessidade: a teleassistência.

Ela consiste em utilizar a tecnologia (através de dispositivos, sensores e demais aparelhos) para cuidar de idosos mesmo sem estar presente ou perto deles, ou, ainda, para permitir que os próprios possam solicitar ajuda de forma rápida e fácil. Dentre essas tecnologias está o botão de emergência para idosos. Ele é parte do serviço de monitoramento e assistência ao idoso que envolve uma série de ações para socorrê-lo de forma imediata.

O que é o botão SOS para idosos?

O botão de emergência para idosos é um acessório leve, resistente, à prova de água e que pode ser utiliado como pulseira ou pingente. Diferente de um celular para idosos, por exemplo, que tem diversas funções, esse aparelho possui apenas um botão – saiba mais sobre a diferença entre telefone para idosos e botão de emergência. O botão SOS tem função de ativar o Vidafone Fixo, que traz um console que opera de forma parecida a um telefone fixo. Mais abaixo explicamos detalhadamente como isso funciona.

Solicitar socorro de forma rápida, fácil e eficiente

No caso de quedas, algum mal súbito ou outra emergência que impossibilite o idoso de se deslocar e/ou fazer uma ligação, ele pode simplesmente acionar o botão e o equipamento liga automaticamente para uma Central de Monitoramento disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, os atendentes realizarão o primeiro contato, se comunicando com o idoso (por meio do alto-falante de longo alcance do Vidafone Fixo), identificando a ocorrência e, então, executarão o chamado plano de ação (contatar familiares, acionar um plano de saúde, chamar um serviço de remoção, entre outras ações, dependendo do que família do idoso estipular).

A tecnologia surgiu há vários anos nos Estados Unidos. Antes de o serviço ser implantado por lá, foram realizadas pesquisas que constataram que:

  • A cada dólar gasto com o serviço de teleassistência, eram economizados $7.19 nas despesas com os pacientes nos hospitais.
  • Os dias gastos em hospitais foram reduzidos em 26%.
  •  As idas aos hospitais também reduziram em 26,4%.

Como funciona o botão de emergência para idosos

Como você já viu, é muito simples. Basta instalar o console do Vidafone Fixo na linha de telefone fixo e colocar o botão de emergência no idoso (como pulseira ou pingente), que é à prova d’água e funciona inclusive durante o banho.

Além disso, dependendo da necessidade do usuário, ainda podem ser adicionados equipamentos extras no Vidafone Fixo. Entre eles estão:

  • sensor de queda, que aciona a emergência automaticamente quando a pessoa cai;
  • dispensador de medicamentos, que lembra o horário correto de cada medicamento e avisa à Central se não foram tomados;
  • detector de fumaça, para socorro em caso de incêndio.

Outra vantagem é que juntamente com todos esses benefícios, o custo mensal é muito acessível. Pagando uma mensalidade, é possível contar com a segurança e a tranquilidade do serviço completo de teleassistência, que inclui o aluguel do equipamento mais o serviço de monitoramento 24 horas.

Clique aqui para solicitar o Vidafone Fixo!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter