A importância do Sol para a saúde na terceira idade

15 a 20 minutos diários de exposição ao sol – sem filtro solar – é o ideal para que pessoas na terceira idade produzam os níveis necessários de vitamina D. 

A luz do sol é essencial para o desenvolvimento dos seres vivos. Na terceira idade, é ainda mais importante que o corpo produza a vitamina D, responsável por combater problemas nos ossos, a sensação de fadiga e as dores musculares. Além disso, a exposição solar tem relação com a regulação do ciclo circadiano, que é a percepção do dia e da noite que influencia na regulação de todo o organismo, inclusive na produção hormonal, e também afeta positivamente no humor e na socialização dos idosos, tão importantes para mantê-los mais alegres e saudáveis.

O ideal é que o idoso fique exposto ao sol por no mínimo 15 e no máximo 20 minutos diários – sempre com o rosto protegido com filtro solar e os olhos cobertos com óculos de sombra. Após esse tempo médio, recomenda-se o uso do protetor solar para prevenção de câncer de pele e outras doenças. Os melhores horários para o banho de sol são entre 10h e 10h30 ou de 15h a 15h30, quando há maior incidência de raios ultravioletas que ajudam na produção da vitamina D. Durante o período, o protetor solar não deve ser usado, já que ele inibe esses raios. A seguir, citamos as principais vantagens do banho de sol para os idosos:

3 principais vantagens do sol na terceira idade

#1 Aumento na produção de vitamina D

Quando falamos em vitamina D, automaticamente pensamos no  banho de sol. Apesar dela também poder ser encontrada em alguns alimentos, o sol é realmente a sua fonte natural e mais abundante. A radiação ultravioleta é responsável pela prevenção do enfraquecimento dos ossos, mais conhecido como osteoporose. Além disso, evita a fadiga e o aumento das dores musculares, já bem frequentes nesta fase da vida.

#2 O sol na produção de hormônios na terceira idade

Ao regular o ciclo circadiano, todas as demais funções do organismo passam a trabalhar de forma adequada, incluindo a produção de hormônios.

#3 Redução de problemas psicológicos e mentais 

O sol na terceira idade, e consequentemente ao ar livre, faz com que as pessoas se sintam emocionalmente melhor, tendo o poder de aliviar o estresse. Como já mencionado, o banho de sol ajuda na melhora do humor, deixando principalmente os idosos mais propensos a conviver em harmonia com as pessoas ao seu redor, fazendo com que as chances de depressão diminuam. 

Além dessas vantagens, a exposição à luz natural também promove outros benefícios à saúde, bem como auxiliar na regulação da pressão arterial, deixar a pele com aspecto mais saudável, aumentar as defesas do organismo e, é claro, elevar a autoestima. Mas atenção: Existem algumas restrições. Pessoas com pele e cabelo claro, olhos claros e histórico familiar de câncer de pele devem se expôr ao sol sempre usando protetor solar. Outro cuidado que deve ser constante  é com a hidratação. De maneira geral, o idoso já é um indivíduo que tem menos líquido corporal e sente menos sede. 


Mais posts do blog:

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas pelo nosso 0800 ou diretamente pelo WhatsApp!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com