Os idosos estão vivendo mais, isso é um fato. Em 10 anos, a expectativa de vida da população brasileira aumentou em 2,4 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de vida dos brasileiros ao nascer era, em média, de 77 anos em 2021. Esse aumento significativo e gradual ascende importantes e relevantes debates acerca do assunto, afinal, existe uma explicação para esse fenômeno. Não é apenas o tempo de vida que os idosos estão ganhando. Além de viver mais, os brasileiros têm chegado à terceira idade com cada vez mais qualidade de vida e perspectivas de futuro.
O futuro dos idosos depende da saúde, da disponibilidade de recursos financeiros e do estilo de vida que eles querem seguir. Muitos desejam poder manter sua independência e qualidade de vida, seja através de melhores cuidados com a saúde, melhores opções de moradia ou atividades de lazer. Os idosos que têm condições, desejam a oportunidade de se manter ativos e engajados em sua comunidade, continuando a contribuir de forma útil. Eles também querem participar do centro das decisões familiares, continuando a estabelecer laços com seus entes queridos, passando tempo com filhos, netos e familiares. Também é legítimo o desejo de ter acesso a um sistema de segurança social mais forte, que possa proporcionar a eles maior estabilidade financeira e qualidade de vida. Acima de tudo, os idosos querem e precisam ter um futuro seguro, saudável e gratificante. O desafio é justamente esse: O mundo está preparado para os idosos funcionais?
O futuro dos idosos é responsabilidade de toda sociedade
Pensar no futuro dos idosos também passa pelo compromisso da sociedade com as necessidades e desejos dos idosos. Investimentos em programas de saúde, serviços assistenciais e serviços de lazer são fundamentais para proporcionar aos idosos melhores condições de vida. A melhoria da educação, dos transportes e dos serviços de segurança também desempenha um papel importante na preparação dos idosos para o futuro. É importante que governos, organizações e indivíduos se envolvam para garantir que os idosos tenham um futuro saudável e feliz.
Com os avanços na medicina, na tecnologia e nos cuidados de saúde, as expectativas para o futuro dos idosos são promissoras. A esperança é que os idosos possam desfrutar de uma vida saudável e feliz, com acesso a serviços de saúde de qualidade, bons cuidados de saúde mental, serviços de lazer e serviços assistenciais. Além disso, espera-se que os idosos tenham acesso a serviços e recursos adequados para garantir a segurança econômica e física no futuro. Afinal, desfrutar de uma vida independente, criativa e ativa, com oportunidades para entrar em contato com novas pessoas e experiências deve ser direito de todas as pessoas.