Atividades para pessoas com Alzheimer

atividades para pessoas com alzheimer

Que a doença de Alzheimer não tem cura, todos já sabem. Também já falamos aqui no blog sobre cuidados com pessoas com Alzheimer. Existem maneiras de retardar a evolução da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente. Embora ela limite ações, existem outras atividades para pessoas com Alzheimer que podem –  aliás, devem! – ser estimuladas e refletirão positivamente no cotidiano.

Pensando nisso, abaixo listamos algumas sugestões de atividades para quem tem Alzheimer que podem ser incluídas no dia-a-dia. Confira!

Ler livros, histórias ou matérias de revista

É muito importante estimular as habilidades cognitivas relacionadas à leitura. É uma atividade recomendada em todos os estágios da doença, pois passa pelo reconhecimento de letras, sílabas e palavras, depois pelo processamento de frases e parágrafos até chegar na compreensão do texto.

Dessa forma, a linguagem e a memória são estimulados, principalmente quando a leitura remete a algum fato ou situação que o paciente já viveu. Outro benefício da leitura, principalmente de jornais diários ou revistas atuais, é situar a pessoa no tempo e espaço, ajudando na orientação.

Ouvir e cantar música

Um dos principais benefícios da música como terapia é que ela pode ser relaxante e servir para acalmar o idoso nos momentos de agitação. Por isso, dentre as atividades para pessoas com Alzheimer, esta pode ser uma grande aliada para estimular a mudança de humor, por exemplo.

A memória musical também pode ser estimulada, já que, dependendo da música escolhida, ela pode desencadear lembranças e histórias significativas. Para maximizar esse benefício, é importante questionar a pessoa com a doença quando surgir o assunto; pergunte detalhes estimulando a memória.

Além disso, cantar é algo que até mesmo aquelas pessoas em estados avançados de demência podem fazer. A música pode ser uma importante ferramenta para trazer os pacientes de volta à realidade, aliviar eventuais sensações de triteza e abandono e também proporcionar um momento de relaxamento e de reforço dos laços amorosos familiares.

Ver fotografias e vídeos antigos

Fotos e vídeos são muito importantes para estimular a memória do paciente. Ao reconhecer faces, lugares e situações, memórias podem vir à tona; discutir lembranças é uma estratégia muito utilizada em terapias. Uma dica importante é espalhar fotografias pelo ambiente que o paciente costuma circular.

Atividades físicas

Caminhadas pelo bairro fazem muito bem para a saúde física e mental, além de estimular memórias sobre lugares e pessoas. Ao acompanhar o seu familiar, aponte situações no caminho e faça comentários com ele. Demonstre interesse no que ele falar e mantenha um diálogo normalmente.

Exercícios Cognitivos

Habilidades de memória, atenção e raciocínio devem ser muito estimuladas nos pacientes com Alzheimer. Atividades cognitivas devem fazer parte da rotina dessas pessoas. Aliás, manter uma rotina é importantíssimo nesses casos, pois ajuda na orientação. Se possível, incluir atividades que eram comuns para o paciente antes da manifestação da doença. Pequenas atividades em casa também podem ser muito importantes, como recolher a roupa, varrer a casa, estender a cama.

Não esqueça que para realização de qualquer uma dessas atividades para pessoas com Alzheimer é necessário o máximo de segurança possível. Nada de situações que possam representar riscos!


Mais posts do blog:

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas pelo nosso 0800 ou diretamente pelo WhatsApp!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com