A imagem mostra uma senhora idosa com óculos escuros em local aberto olhando para cima com uma máquina fotográfica no seu pescoço

Benefícios do banho de sol para os idosos

Exposição solar promove a produção de vitamina D, importante aliada na qualidade de vida dos idosos.

O  sol tem o poder de influenciar no humor e na socialização dos idosos, tão importantes para mantê-los mais alegres e saudáveis. A vitamina D, cuja principal e mais abundante fonte é a exposição solar, também combate a fraqueza dos ossos, a sensação de fadiga e as dores musculares, muito comum na terceira idade. Além disso, tem relação com a regulação do ciclo circadiano, que é a percepção do dia e da noite que influencia na regulação de todo o organismo, inclusive na produção hormonal.

 

3 vantagens da exposição ao sol para os idosos

Já mencionamos que  o sol é a mais abundante fonte de vitamina D, sendo a exposição de forma adequada  muito positiva para a saúde dos idosos. Os banhos de sol controlados são essenciais e ajudam a evitar inúmeras doenças relacionadas ao déficit de vitamina D. Destacamos 3 das principais vantagens da exposição ao sol para os idosos:

 

#1 Regulariza a produção de hormônios

Ao regular o Ciclo Cardiano,  as demais funções do corpo tendem a trabalhar adequadamente, incluindo a produção de diversos hormônios responsáveis pelo funcionamento adequado de funções vitais. 

#2 Diminuição do estresse causado por problemas emocionais

Pegar sol ajuda a melhorar o humor, deixando os idosos  mais propensos a conviver mais e melhor com seus familiares e amigos. Isso é fundamental porque, nessa fase, é muito comum que eles apresentem quadros de depressão. 

#3 Beneficia o organismo de forma geral 

Além dos benefícios já citados, a exposição solar contribui especificamente em algumas funções do organismo, melhorando a pressão arterial, a disposição e o aspecto da pele, além de dar mais disposição e elevar a autoestima. 

 

Cuidados com o idoso durante a exposição ao sol 

Apesar de muito benéfica, é preciso ter alguns cuidados com a exposição solar, especialmente nos dias mais quentes.  É indicado que os idosos fiquem de 15 a 20 minutos  por dia expostos ao sol. Os melhores horários para o banho de sol são entre 10h e 10h30 ou de 15h a 15h30, quando há maior incidência de raios ultravioletas que auxiliam na produção da vitamina D. Mas atenção: Esse período não deve ser extrapolado sem o uso de protetor solar. Outro cuidado essencial é com a hidratação. É importante que o idoso se mantenha bem hidratado porque, de maneira geral, ele já é um indivíduo que tem menos líquido corporal e sente menos sede, mesmo precisando de bastante líquido.

 

Para mais informações sobre saúde  e bem estar do idoso, acompanhe o blog da Tecnosenior. 

Compartilhar