botão do pânico para idoso

Botão do pânico para idoso: tipos, usos e vantagens

Também conhecido como botão de emergência ou botão SOS, o botão do pânico para idoso é, como o próprio nome sugere, um botão que pode ser usado junto ao corpo como pulseira, pingente ou chaveiro, por exemplo. A função básica do botão de pânico para idoso é a possibilidade do usuário chamar socorro rapidamente caso ocorra alguma emergência. Dependendo do modelo e do serviço contratado, uma central de atendimento especializada ou familiares cadastrados serão imediatamente avisados e colocados em contato com o usuário.

Existem diversos modelos no mercado, mas em geral todos compõem um Sistema de Emergência Pessoal (PERS, na sigla em inglês), que proporcionaa chamada teleassistência. Ela consiste em todo o serviço de atendimento ao idoso em caso de emergência (aluguel do equipamento + serviço de atendimento). Dois desses serviços se destacam:

– o PERS 4200, que funciona ligado à linha fixa de telefone, ideal para idosos que passam a maior parte do tempo dentro de casa;

– o Mini Rastreador Pessoal IGO, que funciona através da telefonia móvel (com um chip GSM, de celular) e é indicado para idosos que costumam andar desacompanhados na rua e têm vida mais ativa.

Botão do pânico para idoso ligado à linha fixa de telefone

O botão do pânico para idosos do PERS 4200 funciona por conexão sem fio com um console instalado na linha telefônica fixa, que fica na residência do idoso. O botão de emergência fica sempre junto ao idoso, sendo usado como pulseira ou pingente.  Pequeno e leve, ele pode ser usado durante todo o dia, inclusive durante o banho, já que é à prova de água.

Quando ocorre algum incidente ou o idoso se sente mal, entre outros imprevistos, basta ele apertar o botão que imediatamente é realizada uma chamada para uma central de emergência 24h. Assim, um atendente especializado irá se comunicar com ele (através do alto-falante de grande alcance do PERS 4200) e realizar o primeiro atendimento.  Dependendo da situação, o próximo passo pode ser contatar a família ou uma ambulância, por exemplo.

Além do botão do pânico para idosos, o PERS 4200 também é compatível com outros 16 acessórios, como sensor de fumaça, sensor de presença,  dispensador de medicamentos, entre outros.

Botão do pânico para idoso ligado à linha telefônica móvel

O botão do pânico para idoso do Mini Rastreador Pessoal IGO tem funcionamento muito semelhante ao do PERS 4200, mas com duas diferenças básicas:

– ele funciona ligado à linha telefônica móvel (com chip GSM), sendo ideal para o uso fora de casa;

– quando acionado, o IGO liga somente para números previamente cadastrados (familiares, por exemplo), e não para uma central 24 horas. Além disso, o dispositivo envia imediatamente um SMS com a localização do idoso para os números cadastrados.

O IGO possui diferentes funções, como sensor de queda, que detecta acidentes e realiza chamadas de emergência automaticamente. A tecnologia GPS, usada para enviar a localização do usuário, também funciona com a função de cercamento geográfico, que informa em tempo real quando o idoso entra ou sai de uma determinada área pré-estabelecida.  Além disso, o esse modelo de botão do pânico para idoso pode ser usado como celular, pois possui botão que realiza chamadas diretamente para os contatos cadastrados e também consegue receber ligações.

Para saber mais sobre o botão de pânico para idoso e os serviços de teleassistência, entre em contato conosco!

Compartilhar