Conviver em família é complicado. Demanda um exercício diário de tolerância e compreensão, especialmente quando os familiares têm hábitos e costumes diferentes dos seus. Podem ocorrer brigas, divergências de opinião, mas, a qualquer momento, o respeito sempre deve prevalecer. Essa, fundamentalmente, é a melhor resposta para quem quer saber como ter uma família feliz: respeito.
As pessoas idosas costumam ser mais conservadoras e resistentes, justamente pelo fato de terem vivido a maior parte de sua vida em outra época, e, por isso, podem ter dificuldade para adaptar-se às soluções que encontramos para determinadas situações.
Por isso, hoje queremos propor que você dê o primeiro passo rumo a uma convivência mais saudável e harmoniosa para com seus familiares. E, para ajudá-lo nessa missão, elaboramos quatro dicas sobre como ter uma família feliz. Confira!
-
Empatia
Todas as pessoas são diferentes das outras, mesmo que tenham crescido no mesmo ambiente e sob as mesmas influências. No caso das pessoas mais velhas, essa diferença é ainda maior.
A empatia sugere que, em qualquer situação, você tenha a capacidade de colocar-se no lugar do outro – seja ao perceber alguma atitude com a qual você não concorda, quando tiverem de chegar a um consenso ou quando a situação exigir uma decisão difícil.
Tente imaginar o que a outra pessoa faria em determinada situação, tente entender os motivos que a levaram a tomar tal atitude, tente entendê-la de maneira geral.
Acredite: a empatia é capaz de evitar muitos conflitos.
-
Diálogo
Você sabia que a maioria das discussões acontece por falta de diálogo?
Muitas vezes as pessoas guardam seus sentimentos e esperam que os outros as compreendam. É necessário expressar o que sente e também estar disposto a ouvir o outro.
Se necessário, convoque reuniões periódicas com os familiares e certifique-se de que todos tenham a oportunidade de se manifestar. A opinião de todos os membros da família deve ser considerada, principalmente se o momento pede uma solução para o bem geral ou se os filhos precisam tomar alguma decisão a respeito dos pais – levá-los para morar consigo, para uma instituição de longa permanência ou deixá-los em sua própria casa, por exemplo.
-
Atividades em conjunto
Promova momentos e atividades que reforcem os laços familiares, no intuito de estimular a integração e a cumplicidade de todos.
Confira algumas ideias de atividades em grupo para fazer com a família:
-
Faça uma enquete e descubra um lugar para onde todos gostariam de viajar. Depois, alugue uma van ou um ônibus e façam um ótimo passeio;
-
Ofereça um jantar para comemorar um aniversário, uma promoção, uma formatura ou simplesmente para brindar à vida;
-
Organize uma festa surpresa e peça a colaboração de todos os convidados;
-
Convide a família para uma sessão de cinema em casa, com direito a pipoca – AQUI tem dicas de filmes para assistir em família;
-
Convoque todos para um jogo divertido, como Imagem & Ação, Caça ao Tesouro, jogos de tabuleiro, baralho etc.
-
Cuidado ao idoso
Muitas vezes, os idosos são negligenciados no ambiente familiar e sentem-se solitários mesmo quando rodeados de pessoas. Para que a família continue unida e feliz, todos devem estar engajados em oferecer carinho e cuidado ao idoso.
Procure oferecer amparo nas situações em que o idoso sente dificuldade, mas, de maneira geral, não limite sua autonomia. Permita que ele continue ativo, estimule sua independência e esteja por perto para ajudá-lo quando houver necessidade.
Com essas dicas de convivência, você certamente terá momentos muito agradáveis com quem você ama e já sabe como ter uma família feliz!
Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter! Vá até o início do texto e cadastre seu e-mail no formulário ao lado esquerdo!