Dicas de saúde para o outono:

Dicas de saúde para o outono: veja como aproveitar a estação

As mudanças na temperatura, que começam a cair gradativamente com a chegada do outono, impactam diretamente na saúde, independente da faixa-etária. Gripes, resfriados, alergias e outras doenças se manifestam com mais frequência nessa época. A boa notícia é que adotar alguns hábitos nesse momento podem fazer uma grande diferença para a sua saúde. Pensando nisso, separamos algumas dicas de saúde para o outono. Confira!

5 dicas de saúde para  o outono

#1 Vacina contra a gripe

O vírus da gripe costuma se manifestar com mais frequência no inverno, mas as campanhas de vacinação acontecem no outono, entre os meses de abril e maio. Dessa forma, o organismo tem tempo de se imunizar completamente e evitar a doença. O vírus é mutável e, por isso, a vacina precisa ser renovada todos os anos.

#2 Manter o ar umidificado

O ar seco do outono costuma causar problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos, que têm o aparelho respiratório mais sensível. Aparelhos umidificadores ajudam a solucionar esse problema, mas também existem métodos caseiros que auxiliam a deixar o ar menos carregado: espalhar bacias de água pela casa e cultivar plantas são maneiras naturais de umedecer o ambiente.

Além dos problemas respiratórios, a pele também sofre com o ar mais seco do outono. Por isso, invista em cremes para manter o rosto e o corpo hidratados.

#3 Evite aglomerações

Em locais que concentram um grande número de pessoas – como transporte público, academias e salas de aula – é bem provável que você vá inalar micro-organismos indesejados, como o vírus da gripe, por exemplo. Quando estiver em um desses locais, procure sempre ficar perto de janelas abertas. Não esqueça de lavar as mãos assim que possível para reduzir as chances de contaminação.

#4 Higienize roupas de cama e banho

Quando a limpeza do ambiente não é adequada, ácaros, fungos e bacterias se proliferam com mais facilidade. Eles são, muito frequentemente, os responsáveis pelo aparecimento de alergias e outros problemas respiratórios. Toalhas de banho, lençois, cortinas e fronhas são habitats propensos para o acúmulo desses micro-organismos. O ideal é trocar tais itens semanalmente e evitar mantê-los úmidos.

#5 Mantenha uma rotina saudável

Uma alimentação adequada é essencial para manter a imunidade e evitar problemas de saúde em qualquer época do ano. Beber pelo menos dois litros de água por dia, variar os alimentos, evitar industrializados e praticar atividades físicas são atitudes indispensáveis para manter o corpo saudável.

Seguindo essas dicas de saúde para o outono, você terá uma estação mais confortável longe de incômodos típicos dessa época do ano!

Compartilhar