
O envelhecimento das células do organismo afeta o funcionamento do sistema imunológico da pessoa idosa, entenda como.
O sistema imunológico é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção contra a ação de vírus, fungos, bactérias e parasitas.
A capacidade do nosso corpo de proteger-nos contra esses agentes é chamada de imunidade. No decorrer da vida, o sistema imunológico é enfraquecido devido a perda de função imune progressiva, ou seja, tornando as pessoas com mais idade mais suscetíveis a infecções.
Principais impactos do envelhecimento no sistema imunológico
Conhecido como imunossenescência, o enfraquecimento natural do sistema imunológico no idoso gera alguns efeitos na capacidade de proteção das células. Os principais são:
1. Maior incidência de doenças
Conforme mencionamos, as respostas do sistema imune do idoso tendem a ser mais lentas, o que significa que nem sempre é possível identificar elementos estranhos no organismo de maneira fácil ou rápida. Assim sendo, os idosos tornam-se mais suscetíveis a algumas doenças, principalmente respiratórias como gripe e pneumonia.
2. Distúrbios autoimunes
Quando as células do sistema imunológico não respondem corretamente à infecção, o idoso pode desenvolver um distúrbio autoimune. Ou seja, o sistema responde de maneira errada e, ao invés de atacar o elemento estranho, o complexo acomete o próprio organismo. Qualquer órgão pode ser afetado e podem surgir complicações como dores, fraqueza, formigamento, entre outras. Entre as principais doenças causadas por distúrbios autoimunes estão artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1 e lúpus.
3. Maior risco para desenvolver câncer
Ao longo da vida, o organismo produz células de forma errada naturalmente. Na fase adulta, o sistema imunológico as destrói. Porém, na terceira idade, ele é mais lento e essas células tendem a se reproduzir. Por isso, há mais chances de desenvolvimento de cânceres nessa fase.
Formas de melhorar o sistema imunológico do idoso
Os efeitos do envelhecimento do sistema imunológico podem até ser inevitáveis. Porém, existem algumas atitudes que ajudam a retardar o enfraquecimento do sistema imunológico e melhorar a resposta imune: Alimentação equilibrada, com bastante proteínas, pouco sal e alimentos naturais que contenham diversas vitaminas; hidratação; atividades físicas regulares, até mesmo de baixa complexidade, como subir escadas e fazer caminhadas; evitar o tabagismo e excesso de bebidas e manter doenças crônicas controladas, indo ao médico e fazendo exames médicos periódicos.
TELEASSISTÊNCIA: Atendimento imediato para idosos
O enfraquecimento do sistema imunológico, bem como outras funções do organismo, é inevitável e uma constante preocupação para os familiares de pessoas idosas. Uma solução para essa questão é a TELEASSISTÊNCIA. A tecnologia assistiva permite que o usuário peça ajuda imediatamente em caso de necessidade através de um simples toque em um botão de emergência.
Ao acionar o botão, é realizada uma ligação para uma central de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Através desse serviço, a família conta com o atendimento especializado que irá tomar as providências necessárias para auxiliar caso seja necessário, como acionar serviços médicos ou contatar familiares e/ou números cadastrados. É possível escolher entre modelo fixo ou móvel, de acordo com a rotina e os costumes do idoso.