fbpx

Golden Hour: Você sabe o que é?

A Golden Hour, ou “Hora de Ouro”, é uma teoria criada pelo cirurgião americano R. Adams Cowley. Seu propósito é oferecer o melhor atendimento de emergência possível ao paciente. O conceito propõe que, na primeira hora de cuidados efetivos, uma pessoa traumatizada tem maiores chances de sobrevivência.

Queda em idosos: conheça os principais fatores de risco e saiba como evitá-los

Há muitos anos, a Golden Hour orienta o socorro de vítimas de trauma. Esse conceito continua sendo um padrão global para determinar os tempos de abordagem e salvamento. No entanto, diversos fatores podem influenciar a agilidade do atendimento a um chamado. Um exemplo é o tempo gasto pela vítima para solicitar socorro. Em casos de quedas de idosos, a situação é ainda mais crítica, pois a vítima pode ficar impossibilitada de levantar-se, sendo socorrida apenas quando encontrada por alguém.

Tecnologias a Favor da Golden Hour

Para melhorar a resposta efetiva aos chamados de emergência, muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas. Uma dessas inovações, presente nos Estados Unidos há cerca de 20 anos, chegou recentemente ao Brasil e promete revolucionar o atendimento de emergência. O Sistema de Alerta Médico é um equipamento com um botão de emergência e um console conectado a uma linha telefônica, abrindo um canal de voz bidirecional com uma central de atendimento 24 horas por dia. A central atende aos chamados feitos através do equipamento e direciona ajuda ao usuário sempre que necessário.

Embora o Sistema de Alerta Médico ainda seja uma novidade no Brasil, já existem mais de dez mil usuários atendidos por diversas centrais. Esse número tende a aumentar com o crescimento da população idosa e a utilização do produto por outros segmentos, como gestantes e pessoas em recuperação.

Outra inovação tecnológica são os sensores de queda, sincronizados com o equipamento, capazes de identificar e reportar quedas para as centrais de atendimento. Mesmo se o usuário perder a consciência ou não puder se mover, o sensor, utilizando um algoritmo complexo, determina se o usuário realmente caiu antes de enviar o sinal de alerta para a central. Esses sensores já estão disponíveis no país.

O uso de novas tecnologias no atendimento de emergência, como o Sistema de Alerta Médico e os sensores de queda, reforça a importância da Golden Hour, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.


Mais posts do blog:

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas pelo nosso 0800 ou diretamente pelo WhatsApp!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com