A Golden Hour, ou “Hora de Ouro”, é uma teoria criada pelo cirurgião americano R. Adams Cowley. Seu propósito é oferecer o melhor atendimento de emergência possível ao paciente. O conceito propõe que, na primeira hora de cuidados efetivos, uma pessoa traumatizada tem maiores chances de sobrevivência.
Queda em idosos: conheça os principais fatores de risco e saiba como evitá-los
Há muitos anos, a Golden Hour orienta o socorro de vítimas de trauma. Esse conceito continua sendo um padrão global para determinar os tempos de abordagem e salvamento. No entanto, diversos fatores podem influenciar a agilidade do atendimento a um chamado. Um exemplo é o tempo gasto pela vítima para solicitar socorro. Em casos de quedas de idosos, a situação é ainda mais crítica, pois a vítima pode ficar impossibilitada de levantar-se, sendo socorrida apenas quando encontrada por alguém.
Tecnologias a Favor da Golden Hour
Para melhorar a resposta efetiva aos chamados de emergência, muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas. Uma dessas inovações, presente nos Estados Unidos há cerca de 20 anos, chegou recentemente ao Brasil e promete revolucionar o atendimento de emergência. O Sistema de Alerta Médico é um equipamento com um botão de emergência e um console conectado a uma linha telefônica, abrindo um canal de voz bidirecional com uma central de atendimento 24 horas por dia. A central atende aos chamados feitos através do equipamento e direciona ajuda ao usuário sempre que necessário.
Embora o Sistema de Alerta Médico ainda seja uma novidade no Brasil, já existem mais de dez mil usuários atendidos por diversas centrais. Esse número tende a aumentar com o crescimento da população idosa e a utilização do produto por outros segmentos, como gestantes e pessoas em recuperação.
Outra inovação tecnológica são os sensores de queda, sincronizados com o equipamento, capazes de identificar e reportar quedas para as centrais de atendimento. Mesmo se o usuário perder a consciência ou não puder se mover, o sensor, utilizando um algoritmo complexo, determina se o usuário realmente caiu antes de enviar o sinal de alerta para a central. Esses sensores já estão disponíveis no país.
O uso de novas tecnologias no atendimento de emergência, como o Sistema de Alerta Médico e os sensores de queda, reforça a importância da Golden Hour, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.