
Campanha Novembro azul chama atenção ao tipo mais comum de câncer entre os homens idosos
O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% dos homens que desenvolvem algum tipo da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Além de fatores genéticos, como histórico familiar e cor da pele negra, a idade avançada também é um risco em potencial para o desenvolvimento da enfermidade.
Novembro Azul: mês mundial de prevenção, conscientização e combate ao câncer de próstata
Assim como a campanha Outubro rosa, focada na prevenção do câncer de mama e de colo do útero, o novembro azul é uma já tradicional campanha mundial que tem como objetivo alertar os homens e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O tema também deve ser debatido no âmbito dos homens idosos, que são os mais afetados pela doença. O envelhecimento celular torna as células mais propensas a sofrer mutações, o que causa os diversos tipos da doença. Por isso é essencial que haja acompanhamento com Urologista regularmente, para realização de exames e diagnóstico antecipado em casos de tumores.
Diagnóstico do Câncer de Próstata
De forma preventiva, o paciente deve realizar com frequência determinada pelo urologista de sua confiança exames de toque retal e dosagem PSA, especialmente quando existir algum tipo de incômodo ou sintoma. Caso alguma anormalidade seja identificada pelo médico, ele irá solicitar uma biópsia da próstata e, dessa forma, confirmar a existência ou não do câncer. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame preventivo seja realizado em todos os homens com mais de 50 anos de idade.
Prevenção do Câncer de Próstata em idosos
Alguns hábitos e medidas preventivas são de extrema importância para evitar o Câncer de Próstata na Terceira Idade, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o tabagismo. Além, é claro, de realizar regularmente os exames e consultas médicas. Lembrando que o câncer é uma doença ligada ao estilo de vida e hábitos.
Tratamento do Câncer de Próstata em pacientes idosos
O tratamento do câncer de próstata em idosos depende do tamanho e da classificação e estágio do tumor, assim como a idade do paciente. O tratamento pode incluir a remoção cirúrgica da próstata, radioterapia ou quimioterapia. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada. Uma avaliação completa é necessária para prever prováveis complicações do tratamento, tempo de internação hospitalar, possibilidade de reinternações e expectativa de tempo de vida mais precisa.