Benefícios da tecnologia na terceira idade

Os avanços tecnológicos vêm, cada vez mais, facilitando o nosso dia-a-dia. No caso dos idosos não é diferente. As novidades surgem para proporcionar, além de acesso facilitado à informação e à socialização, melhorias efetivas na rotina das pessoas idosas. Listamos alguns desses benefícios: 

3 principais benefícios da tecnologia para os idosos 

#1 Socialização

As redes sociais, como o próprio nome já diz, são, hoje, a forma mais rápida, fácil e acessível de comunicação, sobretudo nesses tempos de distanciamento social que estamos vivendo. A solidão é uma das reclamações mais frequentes entre pessoas idosas e, de acordo com estudos recentes, a internet tem contribuído inclusive para a redução da depressão na terceira idade. As redes sociais são excelentes canais de comunicação e interação com amigos e familiares. O idoso que não tem muita intimidade com a tecnologia pode optar por utilizar ferramentas simples como o recurso de áudio no whatsapp, por exemplo. Muitos smartphones inclusive oferecem possibilidades  que facilitam a vida dos usuários, como a opção de aumentar a fonte das letras ou até mesmo audiodescrição. 

#2  Cuidados com a saúde

Existem inúmeros aplicativos utilitários que facilitam o dia-a-dia dos idosos. Alguns permitem inclusive programar alarmes para horário de medicações e até lembretes para beber água e praticar atividades físicas. Também é possível que médicos consigam monitorar os pacientes remotamente através de dispositivos como pulseiras e camas inteligentes, por exemplo.

#3 Independência e autonomia

Sim, é possível que os idosos vivam com mais independência e autonomia. Isso porque, hoje em dia, já existem diversos produtos e serviços desenvolvidos para proporcionar segurança aos usuários mesmo quando estiverem desacompanhados. 

É o caso do serviço de teleassistência, que ajuda  os idosos em situações de emergência. Trata-se de um equipamento que o idoso usa junto ao corpo e funciona conectado à linha telefônica. Caso ele tenha alguma emergência, apenas precisará acionar o botão de emergência. Uma Central de Atendimento irá atendê-lo imediatamente  e agirá de acordo com a necessidade do momento. 

Esse tipo de aparato é conhecido como tecnologia assistiva, que serve justamente para que os idosos possam viver da forma mais tranquila possível sem abrir mão das atividades a que estão acostumados e reduzindo o risco de incidentes mais graves. Também se enquadram nessa categoria dispositivos como aparelhos de audição, bengalas inteligentes e sensores de queda.

São incontáveis os benefícios que poderíamos citar. Atualmente já existem muitos estudos que mostram o papel positivo da tecnologia na vida dos idosos das mais diversas formas, e a maior parte aponta para melhorias na qualidade de vida deles e até mesmo para o retardamento de doenças que afetam a cognição, como o Alzheimer. Independente do nível de intimidade de cada idoso com as “novidades”, é possível encontrar alguma que se encaixe na necessidade deles. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *