
Entenda por que os cuidados preventivos com a saúde do homem são indispensáveis para um envelhecimento saudável.
Cuidar da saúde é essencial em todas as fases da vida, e muitos desses cuidados devem ser tomados preventivamente, a fim de evitar problemas futuros. Porém, grande parte dos homens adultos não costuma cuidar da saúde, especialmente se comparados com as mulheres. O resultado da falta de acompanhamento e eventual prevenção de doenças ainda na fase adulta pode resultar em graves consequências para a saúde na velhice.
Homens cuidam menos da saúde que as mulheres
Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos homens é de 73,1 anos, cinco anos a menos que a das mulheres, que é de 80,1. É claro que existem fatores genéticos e comportamentais que também estão associados a esses números, mas uma das principais explicações está na ideia enraizada de que se cuidar é uma preocupação feminina. O machismo presente na sociedade impõe, no conceito de masculinidade, que homens não precisam procurar ajuda ou cuidado de terceiros. O câncer de próstata, por exemplo, atinge principalmente os homens a partir dos 60 anos. Como em todos os tipos da doença, as chances de tratamento são maiores quando tratadas precocemente. Porém, para isso é necessário que o homem realize exames de rotina frequentemente, e não apenas quando sentir algum sintoma.
Como promover os cuidados com a saúde do homem idoso?
A primeira atitude a se tomar para reverter esse cenário é promover a informação sobre o tema e estimular a mudança deste comportamento entre os homens. A conscientização sobre o cuidado e a saúde do homem, incluindo uma rotina de exames periódicos e também outros cuidados preventivos pode ser um importante passo.
Tecnologias assistivas e a saúde do homem idoso
Mesmo com informação, promover os cuidados com a saúde dos homens pode ser um desafio, especialmente quando estamos falando de homens idosos, que tendem a ser mais irredutíveis nas suas crenças. Uma solução possível que pode proporcionar um cuidado nesses casos são as tecnologias assistivas, como o Vidafone.
O serviço, que funciona através de um botão de emergência usado junto ao corpo, proporciona atendimento imediato a um simples toque. Leve e discreto, não interfere nas atividades do dia a dia e é uma forma de prestar socorro imediato no caso da ocorrência de algum incidente. O sistema de monitoramento pessoal remoto está disponível nas versões Fixa e Móvel, pensado tanto para idosos que passam a maior parte do tempo em casa quanto para os que têm uma vida bastante ativa na rua. O dispositivo permite que o usuário acione uma central 24 horas e receba auxílio rapidamente, em caso de emergência.
Nesse dia dos pais, a Tecnosenior está oferecendo uma condição imperdível para quem quer proporcionar segurança para o seu familiar idoso: A idade do usuário corresponde à porcentagem de desconto na primeira mensalidade. Ou seja, se o seu familiar tem 90 anos, você pagará apenas 10% do valor na primeira mensalidade. Contrate agora