Saúde emocional na terceira idade

O processo de envelhecimento é marcado por muitas mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Considerada por muitos a “melhor idade”, a terceira idade deve ser encarada como o momento de descanso após uma vida de trabalho, o momento de ter tempo para cuidar de si mesmo e se dedicar às atividades que sejam prazerosas. Porém, o desgaste psicológico é inevitável. Afinal, certas limitações surgem com o passar dos anos. A forma de lidar com os sentimentos e as emoções durante esse processo é diferente para cada indivíduo e o desgaste emocional, apesar de comum, não pode ser ignorado. Por isso, é preciso ter cuidado extra com a saúde emocional. 

 

Formas de manter a saúde emocional na terceira idade

 Amar a si mesmo e ter atitudes que demonstrem esse amor próprio é o primeiro passo para uma vida mais feliz e tranquila. Invista o seu tempo em atividades que façam você se sentir bem: Mudar o visual, cuidar da estética e do corpo, praticar atividades físicas que sejam prazerosas, se alimentar corretamente, dormir bem, cuidar das pessoas ao seu redor, se aproximar de pessoas positivas e evitar sentimentos ruins quando eles surgirem. Listamos algumas atitudes de autocuidado  que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida e, consequentemente, na saúde emocional. 

 

  • Se alimente adequadamente

 

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma ótima forma de manter a saúde emocional. Dê preferência a alimentos ricos em ômega 3, como frutos do mar, óleo de linhaça e carnes vermelhas; vitaminas do complexo B, como ovos, banana e abacate; e ácido fólico, encontrado nos vegetais verde-escuros e nas frutas cítricas.O uso de chás calmantes, como camomila e erva-doce também é muito recomendado. Além de melhorarem o funcionamento do cérebro, esses nutrientes acalmam e diminuem os sintomas de ansiedade. Uma nutrição adequada ajuda a prevenir muitos sentimentos negativos, como a irritabilidade, o desânimo e a tristeza.

  • Pratique atividades prazerosas 

Pode ser uma simples caminhada ao ar livre,um  passeio com o seu animal de estimação ou uma conversa com amigos.  São esses hábitos singelos que dão muito mais sentido e vontade de desfrutar os prazeres da vida. Dedicar-se a um hobby, como artesanato ou gastronomia, por exemplo, também é muito válido. Praticar atividades que dão prazer trazem satisfação e o sentimento de bem-estar, além de estimular o funcionamento do cérebro e do corpo.

  • Drible o isolamento

Estamos vivendo um momento muito particular em que estamos todos tendo que nos privar do convívio social. Porém, o ser humano tem necessidade de manter as relações. Mesmo que seja de forma remota, manter relações com pessoas que nos fazem bem é essencial para a manutenção da saúde emocional.   

 

A saúde emocional é muito importante para a mente e o corpo, e uma mínima instabilidade em suas funções pode levar ao esgotamento mental. Essas atitudes podem melhorar a sua qualidade de vida, mas nem sempre é possível manter atitudes positivas diante das dificuldades que encontramos no caminho. Se você não conseguir fazer isso por conta própria, procure um profissional especializado e invista no autoconhecimento. A recompensa é a felicidade!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *