A campanha, que tradicionalmente acontece no mês de setembro, dá luz ao tema do suicídio. Fique alerta aos sinais de perigo na saúde mental entre os idosos.
A campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo prevenir e combater o suicídio e os transtornos mentais que podem desencadeá-lo, além de promover os cuidados com a saúde mental em geral. A ação é voltada para toda a população e inclui todas as faixas etárias, inclusive a terceira idade.
Atenção à saúde!
O envelhecimento é um momento difícil da vida. A aposentadoria, tão sonhada, pode acabar deixando um espaço vazio na vida do idoso, que nem sempre o preenche rapidamente. O sentimento de inutilidade toma conta e a rotina acelerada dos familiares não o inclui. Ou seja, a socialização diminui drasticamente. Por outro lado, o declínio das funções físicas e cognitivas também afeta a autonomia do idoso e sua saúde mental. Pensar sobre a morte torna-se inevitável, principalmente quando pessoas próximas começam a partir. Assim, a depressão aos poucos se instala. Mas o que fazer para evitar que se chegue a tal ponto?
3 atitudes para promover a saúde do idoso
- Manter a mente ativa
Ocupar a mente também é uma forma de promover a saúde mental e de usar as horas livres. Jogos, leituras, pintura e cursos são exemplos de atividades que podem facilmente ser incluídas na rotina. Além de manter a atividade do cérebro, melhoram a memória e consequentemente o bem estar geral. Se possível, estimule o idoso a participar de atividades em grupo. A socialização aumenta o prazer em viver!
- Adotar hábitos saudáveis
Uma boa noite de sono, com 8h a 9h de descanso, beber bastante água, ingerir alimentos naturais e praticar atividades físicas, mesmo que de baixíssimo impacto são práticas que devem ser priorizadas pelos idosos. As pessoas da terceira idade precisam de diversas fontes de energia para lidar com as atividades do dia a dia, sem sobrecarregar o organismo.
- Fazer exames de rotina
É comum que com o avanço da idade, o corpo se torne mais frágil e os problemas de saúde fiquem mais frequentes. Por isso, os idosos devem fazer exames de rotina periodicamente. A deficiência de vitaminas e minerais, por exemplo, pode levar a sintomas como fraqueza ou indisposição, podendo desencadear a tão temida depressão. Identificar precocemente os sinais de risco na saúde mental de idosos e trabalhar na prevenção é essencial. Tratamento médico e psicoterapia são a melhor forma de atender pessoas com depressão.