Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva 

Tecnologia Assistiva, segundo as autoras Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, é um termo ainda novo, mas é muito bem apresentado no site Assistiva Tecnologia e Educação – www.assistiva.com.br

Conforme está no site, o termo Tecnologia Assistiva se refere a “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências” (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995.

Tecnologia Assistiva para idosos no Brasil

A Tecnosenior é uma empresa que fornece equipamentos e softwares de Tecnologia Assistiva para empresas que queiram prestar serviços nesta área. Não exclusivamente, mas principalmente, para pessoas idosas, que se configuram como um grande mercado. Os equipamentos e sistemas importados e desenvolvidos por nós atendem integralmente os objetivos da Tecnologia Assistiva, que são: “proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade”.

Os Sistemas de Emergência Pessoal ou Teleassistência proporcionam uma maior independência aos seu usuários na medida que permitem comunicação com seus familiares, amigos ou cuidadores, em situações de emergência. Dessa forma o usuário se sente mais independente para continuar suas atividades domésticas mesmo que more só ou passe parte do tempo sozinho em casa.

Os equipamentos de teleassistência se enquadram na categoria 4 de Tecnologia Assistiva:  Sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras, controlar remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritório, casa e arredores. Na realidade, os sistemas de emergência pessoal, permitem que o usuário controle um telefone com discagem a automática, através de botões e sensores que transmitem sinal para um console instalada na casa do usuários e conectado à uma Central de Monitoramento através de linha telefônica.

Sistema de Tele-assistência e tecnologia assistiva
Tele-assistência
Compartilhar
Tire suas dúvidas