Tecnologia para idosos

Tecnologia para idosos: o segmento que promete mudar o mercado

Há poucas décadas, dificilmente você veria as palavras “tecnologia para idosos” na mesma frase. O estereótipo da terceira idade era representado por velhinhos frágeis, dependentes e sem nenhum interesse ou habilidade com inovação.

Felizmente, esse perfil mudou: hoje, 78% dos idosos brasileiros utiliza smartphone e 40% acessa à internet diariamente. Muitos deles, por necessidade ou opção, continuam trabalhando e mantém seu poder de compra – cerca de 70% das pessoas com mais de 60 anos toma decisões sozinha na hora de comprar.

Sistemas de teleassistência

Nesse novo contexto social, as pessoas na terceira idade podem utilizar dispositivos e sistemas para entretenimento, educação, trabalho e até mesmo para cuidar de si mesmas. Um exmplo desse último caso é a pulseira para idosos com botão de emergência.

Visando preservar a independência e a autonomia dos idosos que preferem morar sozinhos, os sistemas de teleassistência garantem que o usuário consiga chamar socorro em caso de emergência. Pressionando apenas um botão, o idoso é atendido imediatamente por uma central de monitoramento especializada, que executa o plano de emergência e aciona os familiares.

Esse sistema, chamado de Vidafone Fixo, compreende a instalação do equipamento na casa do usuário e o serviço de atendimento 24 horas. Dessa forma, proporciona mais segurança e tranquilidade não apenas para quem está na terceira idade, mas também para seus familiares.

Se no passado utilizar dispositivos e aparelhos tecnológicos poderia ser estranho, hoje os idosos já são mais familiares à tecnologia – especiamente se ela proporcionar mais qualidade de vida para eles, como é o caso do Vidafone Fixo, por exemplo.

Tecnologia para idosos no mundo

Estados Unidos, Portugal e Japão são os países que concentram o maior número de inovações desenvolvidas com foco no idoso. Todos os anos, estes e outros países participam da maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show, onde são apresentados milhares de soluções em tecnologia.

Compartilhar
Tire suas dúvidas