LOGO

Os benefícios da tecnologia para idosos

Nas últimas décadas, a tecnologia vem revolucionando a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e até mesmo como cuidam da própria saúde. E os idosos não ficaram para trás: Eles estão a cada dia mais antenados e familiarizados com as novidades tecnológicas. Entre os benefícios que essa inclusão proporciona, estão melhorias em aspectos como memória e depressão.

Isso ocorre devido aos estímulos ao cérebro que o acesso a dispositivos digitais como tablets e smartphones proporciona e em parte também porque no ambiente digital o idoso interage e socializa mais, passando a integrar uma sociedade que envolve tecnologia quase que em todos os aspectos da vida. É literalmente um novo mundo se abrindo aos olhos de quem viveu outros tempos.

Muitos dispositivos são adaptáveis para o público sênior e oferecem diversos recursos que facilitam a vida dos idosos: é possível aumentar o tamanho das letras, alterar cores e até mesmo usar comando de voz para escrever textos. Mas não é só para trocar carinhos com amigos e familiares que eles estão usando a internet.

 Para além da rede social, a tecnologia facilita o dia a dia do idoso

O acesso à internet proporciona autonomia e independência para os idosos que, muitas vezes, não gostam de ter que pedir ajuda para realizar tarefas do dia a dia. Atualmente existem diversas soluções, como por exemplo aplicativos de banco, supermercado, relógio, calculadora, mapas, televisão, etc. . Os mais antenados usam o smartphone inclusive para acessar serviços públicos e até conferir resultados de exames.

 As assistentes virtuais podem ajudar os idosos a realizar ligações, chamar taxi, encontrar informações e assim por diante.  Também tem os relógios inteligentes, que são uma ótima opção para idosos, já que com eles é possível inclusive medir os batimentos cardíacos, ficando fácil de detectar qualquer alteração. Sem falar que, tanto o relógio quanto a assistente virtual contam com funções como  lembrar da hora do remédio, dos compromissos e até da novela, entre outras.

Tecnologia pode auxiliar idosos mesmo que de forma passiva

Mesmo quando o idoso não gosta ou não se adapta às novidades do mundo digital, é possível contar com a tecnologia para garantir o seu bem estar e segurança. Através de sistemas de monitoramento eletrônico para idosos, ele consegue ter uma rotina normal,  com a garantia de que, caso necessite, terá ao alcance das mãos uma forma de se comunicar e pedir ajuda. 

Dos sistemas de monitoramento eletrônico para idosos, destacam-se o Vidafone Fixo e o Vidafone Móvel.

O Vidafone Fixo é um console conectado à linha telefônica fixa do usuário por onde o idoso, quando necessário, realiza o pedido de socorro através de um botão de emergência. Além disso, ele possui acessórios como dispensador de medicamentos e o sensor de queda, que aciona o socorro automaticamente quando a situação impossibilita o usuário de fazê-lo .

Já o Vidafone Móvel é recomendado para o uso fora de casa. Ele é ideal para os idosos ativos, que costumam realizar passeios desacompanhados. O Sistema de Emergência Móvel funciona em qualquer lugar por meio da rede celular. Pequeno, é usado como pingente. Esse modelo também conta com o sensor de queda com acionamento automático.

Ambos modelos, ao serem acionados, realizam automaticamente uma chamada de emergência para uma central de atendimentos 24h por onde um atendente especializado irá se comunicar e agir da forma mais adequada à situação, como ligar para familiares ou solicitar serviços médicos

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter