Alimentação na terceira idade: dicas de nutrição na terceira idade

Manter bons hábitos alimentares é indispensável em qualquer fase da vida. Priorizar alimentos naturais e variados, evitar industrializados e gorduras saturadas e beber bastante água são atitudes essenciais para se chegar à terceira idade com saúde. Porém, mesmo entre os idosos mais saudáveis, a inevitável diminuição do metabolismo e de atividades físicas acaba tornando o ato de se alimentar bem ainda mais importante.

É preciso prestar muita atenção na qualidade e na quantidade dos alimentos consumidos, além da frequência, já que nessa fase é comum ocorrer diminuição de apetite e perda de paladar. Confira algumas dicas de alimentação para idosos:

8 dicas de alimentação saudável para idosos

#1 Estabeleça horários para as principais refeições do dia

Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar são as refeições indispensáveis. Nos intervalos, inclua lanches leves e nutritivos, como frutas e cereais.

#2 Faça da preparação do alimento um momento de prazer

Preparar refeições bem temperadas, bonitas e coloridas impactam positivamente na autoestima e ajudam a abrir o apetite. Também é importante escolher um ambiente confortável e limpo para se alimentar com mais tranquilidade.

#3 Dê preferência para alimentos naturais

 Saladas e frutas possuem grande parte das vitaminas necessárias para a vitalidade do organismo. Alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos, comidas congeladas e temperos prontos possuem quantidades elevadas de açúcar, sal e gordura e devem ser evitados. 

#4 Coma devagar

Mastigue bem os alimentos, sentindo todos os sabores e texturas. Se tiver limitações para mastigar e engolir, adapte a forma de preparo. Moer, ralar ou picar em pedaços menores podem ser alternativas viáveis para facilitar o consumo. Sopas e caldos, além de deliciosos, são uma ótima opção para quem tem dificuldades de mastigação.

#5 Inclua carnes, peixes, ovos, leite e derivados em pelo menos uma refeição

 Alimentos de origem animal são ricos em proteínas e minerais. Já os leites e derivados são aliados no fortalecimento dos ossos.

#6 Modere no consumo de óleos, gorduras, açúcar e sal

Sempre que puder, substitua o sal e o açúcar por temperos naturais, como as ervas, por exemplo. Se possível, dê preferência a alimentos grelhados e assados ao invés dos fritos.

#7 Não esqueça de beber água.

Beber água durante o dia é indispensável e essencial para manter a hidratação do corpo. 

#8 Faça uma lista de compras

Anotar os alimentos que precisam ser repostos é uma boa ideia para não esquecer dos ingredientes essenciais e também para evitar comprar mais que o necessário.

Essas dicas de alimentação para idosos com certeza farão toda a diferença na manutenção da sua saúde ou do seu familiar.  Leia também nesse post mais dicas sobre como envelhecer de forma saudável. 

Compartilhar
Tire suas dúvidas