Chegada da velhice: adaptações dentro de casa

Além dos cuidados com a saúde que devem ser redobrados com a chegada da velhice, também é imprescindível estar atento às adaptações necessárias nos ambientes por onde o idoso transita, especialmente dentro de casa. Algumas mudanças simples na disposição de móveis e objetos ajudam a evitar acidentes como quedas e escorregões, por exemplo. Confira a lista que preparamos com dicas de adaptações dentro de casa que irão proporcionar mais segurança para o seu familiar 

5 adaptações que podem ser feitas para evitar acidentes com idosos em casa 

#1 Remover objetos que possam ser obstáculos espalhados pela casa

Parece óbvio, mas manter cada objeto em seu devido lugar, deixando o ambiente limpo e organizado, faz muita diferença, principalmente se a casa também é habitada por crianças e animais de estimação, que costumam deixar brinquedos espalhados pelo caminho. 

#2 Deixar o ambiente o mais amplo possível

O ideal é que haja poucos móveis e objetos nos locais por onde o idoso circula, o que garantirá uma melhor mobilidade e visibilidade para ele.

#3 Fixar tapetes e fios 

Tapetes devem ser fixados ao chão para evitar tropeços e escorregões. Também é preciso ter muito cuidado com fios, que devem, sempre que possível, ser fixados próximos à paredes.

#4 Atente à iluminação

Pessoas idosas costumam ter problemas de visão. Por isso, manter o ambiente bem iluminado é essencial para evitar acidentes. 

#5 Instalar barras de apoio

Por ser um ambiente úmido, o banheiro se torna um perigo em potencial para quedas e deve-se considerar instalar barras de apoio nesse local. Além disso, outros ambientes de difícil acesso, como degraus e rampas, podem ser adaptados dessa forma. Instalar faixas antiderrapantes nesses locais também ajuda a evitar acidentes.

Colocando essas dicas básicas em prática você com certeza irá proporcionar mais segurança para o seu familiar. Porém, algumas vezes, por mais cuidado que se tenha, os acidentes são inevitáveis. Nesse caso, é preciso estar preparado para ampará-lo imediatamente. O socorro imediato pode ser determinante para a recuperação do idoso num caso de queda, por exemplo.

Se o seu familiar costuma ficar sozinho em casa e isso é motivo de preocupação para você, podemos ajudar: Saiba como a tecnologia pode ser sua aliada no cuidado com pessoas idosas 

Monitoramento de idosos que moram sozinhos: conheça o Vidafone Fixo

O Vidafone fixo consiste em um Sistema de Emergência Pessoal Para Idosos que pode acionar socorro por meio de uma Central de Atendimento disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Ligado na linha fixa de telefone, possui um botão SOS, que, ao ser acionado, realiza uma chamada de emergência para a Central de Atendimento 24 horas. A partir daí, medidas começam imediatamente a serem tomadas para garantir a segurança do idoso, como contatar familiares ou serviços médicos, por exemplo.

 Além do botão de emergência, que pode ser usado como pulseira ou pingente e que é à prova d’água (pode ser utilizado inclusive no banho), o serviço possui sistema viva-voz de longo alcance, ou seja, funciona em qualquer ambiente da casa. O serviço também pode ser complementado com até 16 acessórios como: sensor de movimento, sensor de fumaça, sensor de queda, dispensador de medicamentos, entre outros.

Clique aqui para solicitar o seu Vidafone Fixo! E se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato conosco clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Tire suas dúvidas