Dia Internacional Do Idoso: data para celebrar e valorizar

dia internacional do idoso

Neste primeiro de outubro comemoramos o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída pela ONU em 1991 e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Devido aos avanços da medicina, o número de idosos vem crescendo e tende a aumentar com o passar dos anos. Atualmente, a expectativa de vida em países desenvolvidos é de, aproximadamente, 75 anos. Estima-se que em 2050, a expectativa seja de 90 anos e dois bilhões de pessoas cheguem à terceira idade.

Assim, muito mais do que merecidamente homenagear as pessoas idosas, o Dia Internacional do Idoso serve para conscientizar a população sobre a importância não só de cuidá-los, mas assim como de inseri-los na sociedade como agentes participantes e não apenas como meros coadjuvantes.

A reflexão acerca dessa necessidade é urgente. A sociedade precisa de estratégias e políticas que façam com que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, tendo a possibilidade de envelhecer com segurança e dignidade, exercendo papel central na vida econômica, política e social da comunidade.

Elaboramos uma pequena lista de coisas que você pode fazer para garantir uma vida plena e feliz para seus familiares idosos. Veja abaixo!

Dia Internacional Do Idoso: como ajudar seu familiar mais velho

#1 Apoiar na luta por seus direitos básicos

É preciso apoiá-los na luta por direitos como acesso à educação, combate ao abuso, à negligência, à violência, aos maus-tratos e à falta de respeito e discriminação. Nesse sentido, também é vital garantir a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, que ainda é vista com muito preconceito.

#2 Respeitar as limitações

Idosos saudáveis são plenamente capazes de continuar tendo uma vida independente e tranquila, apesar das limitações que surgirão mais cedo ou mais tarde e que são naturais nesta fase da vida. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Porém, com adaptações e ajustes na rotina, é possível ter uma vida feliz e ativa.

#3 Ouvir a voz da experiência

Pode parecer um clichê, mas ninguém sabe mais sobre a vida do que quem já viveu muito e passou por tantas fases. Aos jovens cabe oferecer cuidados, atenção e gentileza, mas sempre com muito respeito ao livre-arbítrio e à vontade do seu familiar. Idosos não são crianças, e possuem muita bagagem e experiência.

#4 Proporcionar qualidade de vida

A qualidade de vida na terceira idade, tão debatida, passa necessariamente pela inclusão nas atividades mais cotidianas e triviais. Já passou o tempo em que a figura dos idosos era associada à monotonia. Eles querem e precisam ter uma vida ativa, exercitando constantemente corpo e mente, interagindo com o mundo e aproveitando todas as possibilidades que ele tem a oferecer.

Com essas dicas, você pode aproveitar o Dia Internacional do Idoso para agradecer aos familiares mais velhos por tudo que já fizeram, e também usar a data como um momento de reflexão e de ação para garantir uma vida melhor para quem tanto já fez por você!


Mais posts do blog:

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas pelo nosso 0800 ou diretamente pelo WhatsApp!

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com