LOGO

O que fazer em casos de quedas de idosos?

Que mudanças fisiológicas são as consequências mais perceptíveis do envelhecimento, não é nenhuma novidade. As limitações nas funções do corpo humano são notáveis e evoluem conforme passam os anos. A redução da massa muscular, doenças como a osteoporose e, até mesmo, alterações na visão e nos demais sentidos contribuem para que os idosos tenham dificuldades de locomoção e, eventualmente, passem por episódios de quedas. O problema é que esse tipo de incidente pode ter graves consequências para a saúde física e mental de um idoso.


Além do risco de lesão, que ameaça a independência e provoca redução da mobilidade, há também chances de hospitalização e até morte. Existem formas de minimizar os riscos para quedas, mas, infelizmente, elas nem sempre são inevitáveis. Por isso, listamos as principais ações que devem ser realizadas no caso do seu familiar idoso sofrer uma queda:

Como agir em caso de queda de idosos

#1 Imobilize o idoso

O idoso deve ser atendido imediatamente após a queda. A primeira ação, após verificar se ele está consciente,  deve ser imobilizá-lo para garantir que não haja danos internos. Se necessário, chame uma ambulância para removê-lo para o hospital.

#2 Verifique possíveis fraturas ou sangramentos

Pergunte se o idoso sente dores e onde. Depois, verifique se não há sangramentos ou fraturas no corpo. Lembre-se  de manter a calma, para não deixá-lo ainda mais nervoso.

#3 Garanta atendimento médico adequado

Dependendo da gravidade da situação, é importante chamar imediatamente um serviço de emergência para o transporte adequado até o hospital. Se os danos forem “leves”, avalie a realização de exames para identificar sequelas invisíveis à primeira vista.

E se o idoso estiver desacompanhado no momento da queda?

Como mencionamos, é imprescindível que o idoso seja atendido imediatamente após a ocorrência de uma queda. Além disso, se ele estiver desacompanhado, é provável que faça algum esforço para levantar e acabe se machucando ainda mais. O ideal é que a pessoa idosa seja constantemente monitorada, especialmente se já houver histórico de quedas, mas sabemos que nem sempre é possível. 


Uma forma de minimizar as consequências de uma eventual queda é através do Vidafone, um serviço que utiliza a tecnologia para chamar ajuda de forma rápida, descomplicada e segura. Com ele, é possível, através de um botão de emergência usado junto ao corpo, acionar uma Central 24 horas e receber auxílio rapidamente em caso de necessidade. Alguns modelos ainda contam com sensor de quedas, que é acionado automaticamente no caso do idoso ficar inconsciente.

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter