A revolução tecnológica auxiliando o idoso

O aumento na expectativa de vida provoca, consequentemente, maior demanda por serviços especializados em cuidados e assistência na rotina de idosos. A tecnologia das máquinas que substituem seres humanos em muitas tarefas ainda tem muito a evoluir, mas as expectativas para um futuro próximo são grandes. Por outro lado, tecnologias já existentes comprovadamente facilitam a vida e proporcionam segurança para os idosos.

Robôs substituirão cuidadores nos cuidados com pessoas idosas?

Aos poucos começam a surgir no mercado novidades como os robôs colaborativos, conhecidos como “cobots”. Já é possível encontrar robôs específicos para determinadas funções, mas eles ainda não são multifuncionais. A expectativa para um futuro próximo é que se tenha diversos robôs em uma casa, um para cada função. A tecnologia ainda está longe de desenvolver máquinas que substituam totalmente humanos, como os que vemos em filmes de ficção científica, por exemplo. Animais robóticos que estão começando a ser usados como companheiros para idosos em casas de repouso no exterior podem ser vistos como prenúncio do que vem por aí.

No que diz respeito aos cuidados com pessoas idosas, que demandam cuidados muito específicos, os robôs poderão ajudar, mas jamais substituir o contato humano. Por mais que se desenvolvam tecnologias que auxiliem e facilitem a vida de familiares e cuidadores, o cuidado e o contato humano são insubstituíveis. A grande vantagem de contar com o auxílio de uma inteligência artificial é que cuidadores humanos terão mais tempo para dedicar a outras atividades.

Tecnologias assistivas garantem o bem-estar do idoso

Uma tecnologia já existente que facilita a vida e garante segurança no dia a dia de idosos é a Teleassistência. Criada nos anos 80 nos Estados Unidos, é um sistema de emergência pessoal que permite que usuários se comuniquem e peçam auxílio em caso de emergência com um simples toque num botão, ou seja, garante a independência e segurança de idosos.

Funciona assim: O usuário pressiona um botão, que é usado sempre junto ao corpo, e o equipamento liga imediatamente para uma central com atendentes disponíveis 24 horas para auxiliá-lo. Além disso, ainda podem ser acrescentados acessórios como sensores de quedas, dispensador de medicamentos e sensor de movimentos.  A grande vantagem em contar com o serviço de Teleassistência é a segurança proporcionada, já que o idoso poderá manter atividades de rotina sem necessariamente precisar estar acompanhado por outras pessoas.

Clique aqui e conheça todas as soluções  oferecidas pela Tecnosenior para proporcionar cuidado ao seu familiar idoso

Compartilhar
Tire suas dúvidas