LOGO

Diferenças entre demência e Alzheimer

Entenda as diferenças entre demência e Alzheimer

Quem está acima dos 60 anos ou tem familiares nessa idade, provavelmente já ouviu falar de Demência, Alzheimer, Parkinson e uma série de síndromes que afetam a cognição e que não têm cura. Porém, quais são as diferenças entre essas doenças? Sobretudo demência e Alzheimer, tantas vezes confundidas.

O que é demência?

A Demência é um grupo de sintomas que afetam primeiro o cérebro, após a degeneração de células específicas, causando problemas na memória, pensamento e comportamento. Na sequência, pode afetar também outros sistemas, como a coordenação motora e a fala.

Confira: https://tecnosenior.com/musica-ameniza-sintomas-de-demencia-em-idosos/

Alguns dos sintomas comuns a vários tipos de demências são: alteração do comportamento, problemas de memória, desorientação em relação ao tempo e espaço e dificuldades com a fala e comunicação.

O que é Alzheimer?

As demências são divididas de acordo com seu efeito no corpo e a área afetada do cérebro. As mais comuns são as demências progressivas, como o Mal de Alzheimer e a Demência Vascular. Essas são as duas principais formas de demência que afetam a maior parte da população com essa doença.

Estima-se que 60% dos casos de demência estejam relacionados a Alzheimer, os dados são da Alzheimer’s Association.

A Doença de Alzheimer afeta o funcionamento do cérebro de forma lenta e progressiva, comprometendo duas ou mais funções como: memória, linguagem, atenção, raciocínio lógico, julgamento, planejamento, habilidade visual e espacial. Ela é considerada a principal causa de demência, representando cerca de 50% a 80% dos casos. Além disso, interfere intensamente nas atividades diárias das pessoas.

Leia também: https://tecnosenior.com/10-sinais-de-alerta-para-idosos-com-alzheimer/

Quais são as causas do Alzheimer?

O exato motivo que causa o Alzheimer ainda é desconhecido, entretanto, estudos indicam que algumas alterações cerebrais já estão instaladas antes do aparecimento dos sintomas de demência. 

Sendo assim, é possível identificar manifestações clínicas em exames que permitem o diagnóstico logo no início da doença.

O Alzheimer primeiramente atinge o hipocampo, estrutura cerebral responsável pelo processamento da memória, e com o tempo avança para outras regiões do cérebro, causando a morte dos neurônios. Esses danos são irreversíveis e causam o aparecimento dos sintomas da demência.

Quais sintomas que podem identificar Alzheimer?

O Alzheimer pode ser diagnosticado com sintomas em três estágios. No estágio inicial, dentre os sintomas, estão lapsos de memória para acontecimentos recentes, esquecer compromissos, dificuldade para lidar com atividades mais complexas como pagar contas e evitar encontros sociais.

Já no estágio intermediário estão desorientação do tempo ou espaço, agravamento dos sintomas do estágio inicial ou incapacidade de se expressar de forma correta.

No estágio avançado aparecem entre os sintomas: perda total de memória, sobretudo de acontecimentos antigos, pouca fala, dificuldade para engolir, atrofia de membros, entre outros.

Se você ou algum familiar possui algum desses sintomas é importante procurar um médico de confiança.

Onde Estamos

Rua Ten. Cel.  Fabricio Pillar, 770 
Porto Alegre, RS – 90.450-040

Fale conosco

0800-006-6950
(51) 3018-6950

Imprensa

(51) 99998-0257

contato@tecnosenior.com

Cadastre-se para receber nossa newsletter